quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Empresa paraguaia fabrica peças de usinas brasileiras

23.12.10 - Com know-how adquirido durante a construção da usina de Itaipu, a empresa paraguaia CIE SA está fabricando componentes que serão utilizados nas turbinas das hidrelétricas brasileiras de Santo Antonio e Jirau, em construção no rio Madeira.

Imagem: ABC Color

De acordo com o jornal ABC Color, a transação, avaliada em cerca de US$ 15 milhões, refere-se à venda de peças e equipamentos que, para chegar até a Amazônia, percorrerão mais de 3,5 mil quilômetros de rodovias e, por suas elevadas dimensões e peso, tardarão até 50 dias para chegar.

Em entrevista à referida fonte, Nico Rolón, engenheiro da CIE, destacou a importância desse tipo de exportação e a capacidade da indústria local em equipar os dois próximos investimentos hidrelétricos previstos em território paraguaio: a maquinização da represa de Yguazú e a instalação de turbinas no braço Aña Cuá da usina de Yacyretá.

A CIE está em condições de fornecer qualquer componente para estas duas centrais paraguaias. Todos os dias estamos recebendo pedidos, principalmente do Brasil, que é nosso principal cliente. Recebemos de todos os lados e, lastimosamente, agora estamos até recusando trabalhos”, disse.

Graças à experiência adquirida na construção das binacionais Itaipu (com o Brasil) e Yacyretá (com a Argentina), o Paraguai conta, também, com profissionais altamente capacitados para atuação no setor hidrelétrico, requisitados por empresas brasileiras, argentinas ou internacionais.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Suspeitas de manipulação de licitação da linha continuam

16.12.10 - O jornal ABC Color trouxe, nesta quinta-feira (15), novas suspeitas de que a licitação que definirá as empresas responsáveis pela construção da linha de 500 KV entre a usina de Itaipu e a região de Asunción estaria previamente “arranjada”. Mais...

Para industriais, Paraguai mendiga energia ao Brasil

16.12.10 - Para a União Industrial Paraguaia (UIP), apesar das promessas do atual governo, o Paraguai continua a agir como antes, “mendigando” energia ao Brasil. Foi o que ponderou, na mensagem de fim de ano emitida pela entidade, o presidente Gustavo Volpe. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.