sábado, 4 de dezembro de 2010

Empresário paraguaio é cidadão honorário de Foz

04.12.10 - A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu concedeu, na última quinta-feira (02), o título de cidadão honorário ao empresário César Cabral, nascido na Argentina, porém, filho de exilados paraguaios. Militante político, Cabral foi perseguido pelos regimes ditatoriais dos três países da região.

Nascido em abril de 1942, em Puerto Iguazú, o homenageado chegou a Foz do Iguaçu em 1958, ingressando à política estudantil e, quatro anos mais tarde, sendo expulso da Argentina e, também, do Paraguai, que já naquele então, vivia o período de ditadura comandado pelo militar Alfredo Stroessner.

Com a chegada dos militares ao poder também no Brasil, ocorrida em 1964, Cabral passou a ser monitorado e permaneceu mais de dois anos na prisão, sendo posto em liberdade condicional, no ano de 1971, e novamente preso, em 1974, sob acusação de atentar contra a vida do ditador paraguaio.

Sua carreira empresarial tem como base o comércio exterior, tendo trabalhado, na região fronteiriça, com gigantes do setor tabacaleiro, como é o caso da multinacional Phillip Morris e da brasileira Souza Cruz. Em 2003, Cabral foi sequestrado e libertado, apenas, após o pagamento de resgate.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Paraguai terá representante comercial em Curitiba

02.12.10 - De olho em ampliar o intercâmbio comercial entre empresas do Paraná e do Paraguai, a Rede de Investimentos e Exportações (REDIEX), mantida pelo governo paraguaio, anunciou que designará um representante permanente para a cidade de Curitiba. Mais...

Espionagem: Paraguai cobra explicações aos EUA

30.11.10 - Ante o escândalo do vazamento de um memorando no qual serviços de inteligência dos Estados Unidos solicitam informações confidenciais à embaixada do país em Asunción, Héctor Lacognata, chanceler paraguaio, convocou a embaixadora Liliana Ayalde. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.