sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Energia: Natal à luz de velas em bairros de CDE

24.12.10 - Itaipu inaugurou nesta quinta-feira (23), com a presença do presidente Fernando Lugo, seu novo transformador TxRx de 375 MVA da margem paraguaia do rio Paraná. Tal transformador, conforme os discursos, solucionará os “apagões” vividos no país vizinho durante os meses mais quentes do ano.

Imagem: Presidência da República.

O novo equipamento eleva a disponibilidade de energia de Itaipu ao sistema paraguaio, que poderá captar 29% dos 50% aos quais o país tem direito na hidrelétrica binacional, alimentando a linha de 220 KV que vai até a cidade de Coronel Oviedo e aumentando a estabilidade da rede da estatal ANDE.

Entretanto, não soluciona problemas de fundo como o obsoletismo de equipamentos e a sobrecarga de redes projetadas, há mais de três décadas, e inadequadas para atender à atual demanda de consumo, motivo pelo qual, apesar das promessas, os “apagões” devem continuar.

Este é o caso, por exemplo, de quatro bairros de Ciudad del Este, situados a poucos quilômetros de Itaipu. Ao Diário Última Hora, moradores dos bairros La Victoria, Santa Ana, San Miguel e San Alfredo queixaram-se dos blecautes que, de três a quatro noites por semana, deixam as casas completamente no escuro.

Estamos cansados de amanhecer sem energia elétrica. Quase todas as noites, perto das 20h00 até o meio-dia do dia seguinte, ficamos sem luz e isso já é uma verdadeira vergonha”, questionou Gregória Viana Marecos, moradora do La Victoria, relatando que o problema só tem piorado nos últimos 30 dias.

Para complicar ainda mais a situação dos moradores, que temem passar a noite de Natal à luz de velas, a estatal ANDE estaria fazendo pouco ou nada para averiguar a causa dos constantes apagões.

Em entrevista ao Última Hora, Eulogio Domínguez, chefe de distribuição da ANDE na região de Ciudad del Este, pôs a culpa no sistema de atendimento telefônico, “que não registra o número dos que reclamam para que possamos ir às áreas afetadas para ver e dar uma solução de fundo”.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Suspeitas de manipulação de licitação da linha continuam

16.12.10 - O jornal ABC Color trouxe, nesta quinta-feira (15), novas suspeitas de que a licitação que definirá as empresas responsáveis pela construção da linha de 500 KV entre a usina de Itaipu e a região de Asunción estaria previamente “arranjada”. Mais...

Para industriais, Paraguai mendiga energia ao Brasil

16.12.10 - Para a União Industrial Paraguaia (UIP), apesar das promessas do atual governo, o Paraguai continua a agir como antes, “mendigando” energia ao Brasil. Foi o que ponderou, na mensagem de fim de ano emitida pela entidade, o presidente Gustavo Volpe. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.