segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Evo Morales deixa chanceler paraguaio em saia-justa

20.12.10 - O presidente da Bolívia, Evo Morales, deixou o chanceler paraguaio, Héctor Lacognata, em uma tremenda saia-justa neste final de semana. Ao falar sobre as propriedades medicinais da folha de coca, Morales afirmou que Lacognata usa a erva para tratar-se contra a diabetes.

Imagem: IP Paraguay (Arquivo)

Ao participar de um evento em Cochabamba (Bolívia), Morales disse que em um dos diálogos durante a Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, realizada em Foz do Iguaçu, na semana passada, Lacognata teria confessado o uso das folhas de coca.

Perguntei a ele como faz para levar a coca ao Paraguai, porque sua exportação é ilegal. Ele me disse: 'nas maletas diplomáticas'”, afirmou Morales, em declaração que teve estrondosa repercussão nos meios de comunicação paraguaios no último sábado (18) e obrigou Lacognata a explicar-se publicamente.

Segundo o chanceler, tudo não passou de um mal-entendido. “Meses atrás, o chanceler boliviano David Choquehuanca, me perguntou sobre minha perda de peso e eu disse que era por causa de um tratamento contra a diabetes”, iniciou Lacognata, que é médico de formação, citado pelo jornal La Nación.

Ele me falou sobre o uso de folhas de coca em um tratamento experimental contra a diabetes e que seu governo estava tentando industrializá-las em forma de xarope. Mostrei-me cético e ele enviou uma embalagem com folhas de coca para caso eu quisesse tirar a dúvida”.

O que eu disse a Morales foi que só o que me faltava era que digam 'Lacognata está tomando coca e enviamos pela mala diplomática', e que aí sim eu estaria nas capas dos jornais. Mas foi tudo uma piada”, argumentou. Na noite de ontem (19), Morales admitiu a confusão e desculpou-se pelo transtorno causado.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Paraguai, Bolívia e Uruguai planejam gasoduto

18.12.10 - Os presidentes de Paraguai, Bolívia e Uruguai reuniram-se, nesta sexta-feira (17), em mini-cúpula realizada após o encerramento oficial da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul. Entre as propostas em debate, a construção de um gasoduto. Mais...

Em sua despedida, Lula beija careca de Lugo

18.12.10 - Mais além do blá-blá-blá político de sempre, a Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Países Associados, encerrada nesta sexta-feira (17), em Foz do Iguaçu, trouxe cenas engraçadas e declarações inusitadas dos mandatários participantes. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.