segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Fantástico mostra ação de ladrões de carros na fronteira

13.12.10 - Em reportagem veiculada na noite de ontem (12), o programa Fantástico, da Rede Globo, mostrou a existência de esquemas de roubo de carros em território brasileiro e a troca desses veículos por armas e drogas no lado paraguaio da fronteira.

Clique na seta para reproduzir o vídeo.

A cada dia, mais de mil carros são roubados no país. Dentre as dez cidades com maior proporção de carros roubados ou furtados, seis estão no estado de São Paulo. Em Porto Alegre, o estacionamento do aeroporto Salgado Filho tem sido utilizado como depósito de carros clonados”, descreve a reportagem.

A poucos quilômetros de Guaíra fica a fronteira com a cidade paraguaia de Salto del Guairá. Para fugir da fiscalização, as quadrilhas atravessam os carros em balsas improvisadas. A travessia é feita a partir de portos clandestinos nas margens do lago de Itaipu”.

Em Salto del Guairá, um receptador diz que paga R$ 400 de propina aos policiais paraguaios para cada carro roubado que entra na cidade. Nas ruas, carros sem placa são comuns. Também foram encontrados veículos roubados no Brasil com a identificação original, como um automóvel Santana, de Indaiatuba”.

Em outra parte da matéria, os autores pontualizam que “o avanço tecnológico mudou a forma de agir dos criminosos. Em vez de furtar, isto é, levar os carros sem que os donos percebam, os bandidos estão ameaçando os motoristas, ou seja, roubando. Com um rastreador, é possível localizar o carro e até ouvir o que está sendo conversado dentro dele até pelo celular”.

Mas os criminosos arranjaram um jeito de enganar esse mecanismo de proteção dos motoristas. Na internet e em lojas do Paraguai, a reportagem do Fantástico encontrou um bloqueador de GPS. Com ele, o sinal do rastreador é cortado e fica impossível descobrir onde o automóvel foi parar”.

Outro esquema denunciado é a venda, em plena Praça da Sé, no centro de São Paulo, de placas e documentos para “esquentar” carros roubados. Os documentos são confeccionados com papel original e, alertado a respeito, o DETRAN paulista determinou abertura de procedimento investigativo.

Notas curtas

* Estimativas da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), do Rio de Janeiro, dão conta de que até 40% de todos os carros e motos roubados em terras fluminenses, são enviados à fronteira com o Paraguai pela facção criminosa Comando Vermelho. O objetivo é a troca por drogas e armas.

* Em Ciudad del Este, a polícia local recuperou, neste domingo (12), um caminhão Mercedes-Benz LS 1634 roubado horas antes em Foz do Iguaçu. O veículo, que já estava com placa falsa, foi localizado graças ao sistema de rastreamento via satélite. Duas pessoas foram presas.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

PRF de Foz lidera recuperação de veículos

09.12.10 - A delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Foz do Iguaçu, que fiscaliza as pontes e a BR-277, é a campeã brasileira em recuperação de veículos roubados ou furtados. No ano passado, foram 204 veículos, cifra que está prestes a ser superada. Mais...

Rede Globo mostra corrupção no trânsito de CDE

10.12.10 - Velho conhecido dos moradores da fronteira e dos leitores do Sopa, o esquema do “fura-fila”, praticado por agentes da Polícia Municipal de Trânsito (PMT), de Ciudad del Este, foi retratado nesta quinta-feira (09) em matéria exibida em rede nacional. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.