sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Filho de Stroessner pode retornar ao Paraguai

10.12.10 - Exilado no Brasil desde 1989, o filho do ditador falecido Alfredo Stroessner, Gustavo, pode estar prestes a retornar ao Paraguai. Foi o que confirmou, nesta quinta-feira (09), o colorado Alfredo “Goli” Stroessner, sobrinho do exilado.

Imagem: ABC Color

Em entrevista à Ñandutí AM, de Asunción, “Goli” disse desconhecer a versão de que seu tio já estaria em território paraguaio, residindo em uma casa recém adquirida na cidade de Itauguá. “Goli” afirmou, no entanto, que Gustavo já esteve inúmeras vezes em território paraguaio.

Ele vem e vai do Paraguai. Fez isso a partir de julho, de agosto deste ano. Há seis meses que ele não tem mais restrições judiciais para vir ao país, assim que ele veio e saiu do país nem sei quantas vezes já. Isso já não é notícia, nem furo, nem novidade”, afirmou.

As supostas viagens de Gustavo Stroessner ao Paraguai teriam sido possíveis devido à extinção dos processos judiciais por enriquecimento ilícito e corrupção, decretada pelo juiz Andrés Casati, no mês de julho, devido à prescrição dos prazos processuais.

Entretanto, defensores dos direitos humanos, como é o caso, por exemplo, do Prêmio Nobel Alternativo da Paz, Martín Almada, acusam o filho do ditador por crimes de lesa-humanidade. Crimes contra os direitos humanos são considerados imprescritíveis pela legislação em vigor no país.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Paraguai assume presidência de bloco ibero-americano

06.12.10 - Pela primeira vez na sua história, o Paraguai assumiu, neste sábado (04), a presidência rotativa da união ibero-americana, o que significa que, em 2011, a XXI Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo será realizada no país. Mais...

Empresário paraguaio é cidadão honorário de Foz

04.12.10 - A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu concedeu, na última quinta-feira (02), o título de cidadão honorário ao empresário César Cabral, nascido na Argentina, porém, filho de exilados paraguaios. Militante político, Cabral foi perseguido pelas ditaduras da região. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.