quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Foz do Iguaçu terá monumento às vítimas da ditadura

15.12.10 - Cidade que abrigou, durante a época da ditadura, gigantesco aparato de repressão, Foz do Iguaçu terá um monumento em homenagem às vítimas dos regimes militares que predominaram na América do Sul durante a última metade do século XX.

Imagem: Divulgação

O monumento, cuja pedra fundamental será lançada nesta quinta-feira (16), às 13h00, com a presença do ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial de Direitos Humanos, ficará no cruzamento entre as avenidas Costa e Silva, República Argentina e Paraná, ao lado do Shopping JL Cataratas.

No local, conforme planos da prefeitura, será construída uma rotatória para solucionar os graves problemas enfrentados pelos motoristas que precisam transitar pela região. Provisoriamente, como a rotatória ainda não existe, a pedra fundamental ficará instalada na atual Praça Naipi.

Na década de 1970, Foz do Iguaçu, considerada área de segurança nacional, vivia sob estrita vigilância de agentes do regime militar, que encarregavam-se de monitorar “subversivos” brasileiros e eventuais foragidos paraguaios e argentinos que instalavam-se na cidade.

Com a construção da usina de Itaipu e a migração de barrageiros procedentes dos quatro cantos do país, a vigilância intensificou-se ainda mais e o antigo canteiro de obras da hidrelétrica passou a abrigar, segundo o jornalista e ex-perseguido político Aluízio Palmar, uma das sedes da temida “Operação Condor”.

Foz do Iguaçu conta, até os dias de hoje, com marcada presença e influência militar, com presidentes como Artur da Costa e Silva e Humberto Castelo Branco, bem como o General Costa Cavalcanti (diretor militar de Itaipu), sendo homenageados com o nome de avenidas, colégios e instalações esportivas.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Cúpulas trazem “operação de guerra” à fronteira

14.12.10 - Tem início hoje (14), em Foz do Iguaçu, a programação das cúpulas social e de chefes de estado do Mercosul e países associados. Até a próxima sexta-feira (17), cerca de três mil policiais e militares reforçarão o patrulhamento da região fronteiriça. Mais...

Mercosul assinará acordo com sete países

14.12.10 - Um dos grandes destaque da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, que acontece nesta semana, em Foz do Iguaçu, é a assinatura de um acordo entre os quatro membros do bloco econômico e outros sete países da Ásia, da África e do Caribe. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.