quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Foz fatura o “bi” em homicídios na adolescência

09.12.10 - Foz do Iguaçu pode não ser potência em matéria de esportes, mas, quando o assunto é criminalidade, a cidade não para de destacar-se. Nesta quarta-feira (08), a Terra das Cataratas faturou seu bicampeonato brasileiro na categoria “homicídios na adolescência”.

É o que consta no levantamento anual realizado pelo Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, do Fundo das Nações Unidas para a Infância e da ONG Observatório de Favelas.

De acordo com o estudo, que toma como base números do ano de 2007, para cada mil jovens com idade entre 12 e 18 anos, 11,8 não chegarão aos 19 anos em Foz do Iguaçu, com os homicídios cometidos com arma de fogo sendo apontados como principal causa da mortandade.

No ano de 2006, este índice era de 9,7, inferior ao de 2007. Para a Polícia Civil de Foz do Iguaçu, no entanto, estes números não correspondem mais à realidade do município, que de 2007 para cá, vem registrando queda nos homicídios não só na adolescência, mas, também, em todas as faixas etárias.

O segundo lugar no ranking é ocupado por Cariacica (ES), com taxa de 8,2 mortes a cada mil jovens, seguida por Olinda (PE), com 8,0. No nacional, a mortandade é maior entre jovens do sexo masculino (12 por 1) e negros, cujo número de vítimas é quatro vezes maior que nos demais grupos populacionais.

Na lista das 20 cidades mais perigosas, Espírito Santo, Pernambuco e Minas Gerais lideram, com quatro inclusões cada um. O Rio de Janeiro aparece na sequência, com três, seguido por Alagoas (dois), Bahia, Maranhão e Paraná (Foz do Iguaçu).

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Brasileiros cruzam a ponte para assaltar em CDE

20.11.10 - Assaltantes brasileiros, cruzando a Ponte da Amizade para cometer seus crimes em Ciudad del Este. Foi o que aconteceu, na madrugada de ontem (19), quando um grupo de indivíduos, de nacionalidade brasileira, tomou um jovem de 26 anos como refém. Mais...

Jovem de CDE escapa de casa e simula sequestro

20.11.10 - O sequestro que mobilizou as atenções da Polícia Nacional e dos meios de comunicação de Ciudad del Este na manhã desta sexta-feira (19), não passou de uma simulação feita por uma adolescente que escapou de casa durante a madrugada. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.