sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Governo Lugo impulsiona poliduto Brasil / Paraguai

31.12.10 - O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, assinou nesta quinta-feira (30), um decreto presidencial que declara de interesse a construção de um poliduto binacional Brasil / Paraguai, ligando a região de Asunción ao porto de Paranaguá, no litoral paranaense.

Imagem ilustrativa

De acordo com o jornal ABC Color, com o poliduto, a intenção é criar uma via rápida e direta para o transporte de combustíveis em direção ao país e, futuramente, para a escoamento da safra de biodiesel e etanol paraguaio ao mercado brasileiro ou internacional.

Atualmente, mais de 90% do combustível utilizado no país vizinho chega às distribuidoras através de barcos que transitam pela hidrovia dos rios Paraná e Paraguai, passando primeiro por território argentino.

A dependência do trecho argentino da hidrovia é tida como um problema pelas autoridades paraguaias, que citam, a título de exemplo, o recente boicote promovido por um sindicato de estivadores argentinos às cargas procedentes ou com destino ao Paraguai.

O traçado do projeto do poliduto ainda encontra-se indefinido, porém, se confirmado o roteiro Asunción / Paranaguá, há grandes possibilidades de que a fronteira entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este seja incluída, gerando mais uma alternativa para diversificar a economia da região.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Paraguai, Bolívia e Uruguai planejam gasoduto

18.12.10 - Os presidentes de Paraguai, Bolívia e Uruguai reuniram-se, nesta sexta-feira (17), em mini-cúpula realizada após o encerramento oficial da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul. Entre as propostas em debate, a construção de um gasoduto. Mais...

Paraguai, Uruguai e Bolívia discutem integração

17.12.10 - Os presidentes Fernando Lugo, José Mujica e Evo Morales devem reunir-se na tarde de hoje (17), em Foz do Iguaçu, para discutir temas de integração no âmbito do URUPABOL, bloco anterior ao Mercosul, formado por Uruguai, Paraguai e Bolívia. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.