segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Guerrilha colombiana planejou sequestros no Paraguai

27.12.10 - Guerrilha política mais poderosa da América do Sul, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC's) planejaram sequestros no exterior e, mais especificamente, no Paraguai, país citado como “propício” à atuação da guerrilha.

Foi o que revelou, na semana passada, o presidente colombiano Juan Manuel Santos, mencionando dados obtidos no computador de um dos líderes das FARC's, morto em bombardeio, e relacionando a guerrilha colombiana a um sequestro ocorrido no Paraguai em 2003.

Tal sequestro, atribuído ao grupo hoje conhecido como “Exército do Povo Paraguaio – EPP” (inspirado nas FARC's), é o de María Edith de Debernardi, libertada após pagamento de resgate. Em um dos e-mails, relatado por Santos, o guerrilheiro colombiano “Mono Jojoy” descreve o repasse de parte do dinheiro.

"Oswaldo, chefe do Partido Pátria Livre (PL), informa sobre US$ 300 mil nossos em seu poder pagos por um trabalho conjunto FARC-PL, e destaca que no Paraguai há boas condições para trabalhos financeiros conjuntos, compra de armas e organização de redes de apoio às FARC", cita a comunicação.

"No Paraguai existem boas condições para os trabalhos financeiros conjuntos, compra de armas e organização de redes de apoio. Os controles na fronteira para se mover do Paraguai para o Brasil ou a Argentina são mínimos," descreve o guerrilheiro.

Outro sequestro no qual as FARC's teriam tido participação é o da jovem Cecília Cubas, filha do ex-presidente colorado Raúl Cubas. Após meses de procura, Cecília foi encontrada morta, em 2005, em caso que chocou a opinião pública paraguaia e, até hoje, encontra grande repercussão nos meios políticos.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Vice-presidente é ameaçado por supostos guerrilheiros

24.12.10 - O vice-presidente do Paraguai, Federico Franco, recebeu, através do celular de um dos integrantes de sua guarda de segurança, ameaças de que, na noite de Natal, pode ser vítima de um atentado planejado pelo “Exército do Povo Paraguaio – EPP”. Mais...

Paraguai desmente pedido de espionagem telefônica

24.12.10 - O governo do Paraguai desmentiu que tenha solicitado aos Estados Unidos o fornecimento de equipamentos ou tecnologia para o monitoramento de 90% das linhas de celular do país, tal como consta em um telegrama diplomático vazado pelo site WikiLeaks. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.