terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Impasse Paraguai / Argentina chega ao fim

14.12.10 - A ameaça paraguaia de não participar da Cúpula do Mercosul, em protesto às restrições sobre o trânsito de mercadorias no trecho argentino da hidrovia dos rios Paraná e Paraguai, surtiu efeito. Nesta segunda-feira (13), a Argentina informou a solução do problema que perdurava desde outubro.

Imagem: NuestroMar.org

O impasse havia sido gerado pelo Sindicato dos Trabalhadores Marítimos Unidos (SOMU), que em “solidariedade” aos colegas das 38 empresas paraguaias que atuam na hidrovia e que não contam com os mesmos direitos dos trabalhadores argentinos, recusavam-se a embarcar ou manipular containeres procedentes ou com destino ao Paraguai.

Por conta disso, mais de sete mil containeres ficaram, de outubro até a semana passada, quando uma “trégua” de cinco dias foi anunciada, encalhados nos portos da região de Buenos Aires, provocando milionários prejuízos aos exportadores e importadores que utilizam a hidrovia como meio de transporte.

O fim da medida de força, anunciado após reunião entre representantes do governo argentino e os líderes do SOMU, foi recebido com manifestações de agrado em Asunción, com o chanceler Héctor Lacognata comemorando a medida e expressando o desejo de que seja duradoura.

No setor privado, Max Haber, titular do Centro de Importadores do Paraguai (CIP), parabenizou o governo local pela postura firme adotada, enquanto que Guillermo Ehrecke, presidente do Centro de Armadores Fluviais e Marítimos (CAFM), pediu o estudo de vias alternativas para evitar problemas futuros.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Paraguai cobra solução para impasse com a Argentina

13.12.10 - A ameaça de boicote à cúpula semestral do Mercosul está mantida. Caso a Argentina não acene com uma solução imediata ao problema que prejudica o Paraguai na hidrovia do Prata, o país vizinho não comparecerá ao evento que começa na quinta. Mais...

Brasil busca solução para impasse Paraguai / Argentina

10.12.10 - Ante a ameaça paraguaia de não participar da cúpula semestral do Mercosul, em função dos mais de sete mil containeres do país “encalhados” nos portos argentinos, o governo brasileiro está em busca de intermediar uma solução para o impasse. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.