segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Imprensa destaca “fiasco” da Operação Amizade

13.12.10 - Iniciada na última quinta-feira (09), com duração de 48 horas, a Operação Amizade, anunciada pela Receita Federal do Brasil (RFB), com a inédita participação de autoridades e instituições paraguaias, foi um “fiasco”. É o que afirma, pelo menos, a imprensa do país vizinho.

Reprodução / La Nación

Embora a divulgação do balanço oficial esteja prevista, apenas, para esta segunda-feira (13), jornais como o La Nación e o Última Hora publicaram, ainda no sábado (11), que os resultados no combate ao contrabando e aos demais crimes fronteiriços ficou aquém às expectativas.

Operação conjunta de 48 horas terminou sem maiores resultados”. Esta foi a manchete do La Nación, destacando que, no lado paraguaio, os controles foram “tímidos” e, apesar do apoio aéreo fornecido por um helicóptero da Polícia Nacional, áreas como a barranca do rio Paraná foram pouco “incomodadas”.

Já o Última Hora, publicou que a Operação Amizade terminou “sem maiores novidades no lado paraguaio”, ressaltando, no entanto, que o trabalho “serviu como um treinamento para as próximas operações entre as diferentes instituições do Estado”.

A apreensão de maior destaque na região de Ciudad del Este, segundo o Última Hora, teria sido o confisco de 15 caixas de frango resfriado, procedentes do Brasil, interceptadas por policiais da Divisão de Delitos Econômicos e Financeiros na cabeceira paraguaia da Ponte da Amizade.

Do lado de cá da fronteira, o anúncio de que o trabalho estenderia-se, apenas, por 48 horas, fez com que, quem pudesse, “segurasse” suas mercadorias para voltar a escoá-las, normalmente, após o término da mobilização. Portos clandestinos tiveram movimento quase nulo durante a operação.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Vídeo mostra “rapel de muamba” na Ponte da Amizade

11.12.10 - Colocando em ridículo as forças de Brasil e Paraguai unidas na “Operação Amizade”, contrabandistas da região fronteiriça foram filmados, por um cinegrafista amador, praticando o famoso “rapel de muamba” na Ponte da Amizade, a metros da aduana. Mais...

Receita Federal inicia “Operação Amizade”

10.12.10 - A Receita Federal do Brasil (RFB) deu início na manhã de ontem (09), em Foz do Iguaçu, à inédita “Operação Amizade”, que envolve a participação de autoridades do Paraguai, com o objetivo de ampliar o combate aos ilícitos fronteiriços. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.