quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Indígenas denunciam brasileiros por contaminação

23.12.10 - Agricultores de origem brasileira e que exploram, principalmente, o cultivo de soja, foram denunciados pela comunidade Ava Guarani do município de Yrybucuá, região centro-norte do Paraguai, pelo uso intensivo de agrotóxicos e a contaminação do riacho que fornece água à aldeia.

De acordo com o jornal ABC Color, a denúncia, tornada pública pelo cacique Epifanio dos Santos, foi apresentada primeiramente ao Instituto Paraguaio do Indígena (INDI), que não teria, porém, acionado os órgãos correspondentes ou adotado quaisquer providências.

Segundo o cacique, os brasileiros, arrendatários de uma estância pertencente ao militar paraguaio Miguel Angel Arrechea, estariam desrespeitando as leis ambientais do país e utilizando até o último pedaço de terra antes da margem do arroio, ignorando a mata ciliar e devastando áreas de vegetação nativa.

Neste sentido, o líder indígena questiona a falta de interesse das autoridades em averiguar o caso e fazer cumprir as leis ambientais do país, bem como atender os membros da tribo que, por ingestão da água contaminada, já apresentam inúmeros problemas de saúde.

A relação entre “sojeiros” e indígenas, não apenas em Yrybucuá, mas em todo o Paraguai, é historicamente tensa. Em Itakyry, região do Lago de Itaipu, indígenas denunciaram, no final de 2009, que teriam sido “fumigados” com veneno por um avião que fez um voo rasante sobre a aldeia.

A denúncia de que produtos contaminantes foram despejados sobre os indígenas, porém, não pôde ser determinada pelas análises e estudos científicos realizados nas semanas seguintes. O caso foi arquivado.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Brasiguaios acampados em MS mudam de rodovia

02.12.10 - Desalojados do trecho da BR-163 onde estavam acampados, no município de Itaquiraí (MS), cerca de 500 famílias de agricultores brasiguaios recusaram a área provisória oferecida pelo governo federal e dirigiram-se à BR-487 para continuar a vigília. Mais...

Colonos brasiguaios mobilizam-se em Santa Rita

30.11.10 - Ameaçados de despejo, colonos de origem brasileira residentes em Santa Rita, a 70 quilômetros da Ponte da Amizade, receberam nesta segunda-feira (29) o apoio de agricultores de outras localidades, em manifestação que levou ao fechamento da Ruta VI. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.