quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Ingresso da Venezuela ao Mercosul fica para 2011

09.12.10 - Ante uma astuta manobra parlamentar do Partido Colorado, que pretendia incluir o item na pauta de sexta-feira (10), exclusivamente, para derrubá-lo, o Poder Executivo paraguaio anunciou a retirada do pedido ao Congresso para a aprovação da entrada da Venezuela como membro do Mercosul.

Imagem de arquivo

De acordo com o jornal ABC Color, o objetivo colorado era aproveitar o momento desfavorável às ambições governistas no Parlamento e fazer valer sua posição contrária a que o país governado por Hugo Chávez torne-se o quinto sócio-pleno do bloco integrado por Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai.

Desta maneira, a análise do pedido venezuelano deve ficar, apenas, para 2011, frustrando a intenção de que a Venezuela fosse anunciada, já na cúpula de Foz do Iguaçu (16 e 17/12), como o mais novo integrante do Mercosul.

Paralelamente, parlamentares governistas confirmaram, nesta quarta-feira (08), que os pedidos de acordo para a designação de embaixadores no Uruguai e na Associação Latinoamericana de Integração (ALADI) podem ser apreciados ainda nesta semana.

Para o Uruguai, a candidata governista é a ex-senadora Mirta Vergara de Franco, enquanto que, para a ALADI, o ex-chanceler Alejandro Hamed Franco. A embaixada do Paraguai em Brasília, pelo menos por enquanto, continuará sem embaixador oficial.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Adesão venezuelana volta à pauta no Paraguai

26.11.10 - O governo do Paraguai voltou a apresentar ao Congresso, nesta quinta-feira (25), o pedido de adesão da Venezuela ao Mercosul. Para tornar-se sócio, o país de Hugo Chávez depende, ainda, da aceitação do pedido por parte dos parlamentares paraguaios. Mais...

Paraguai ameaça boicotar cúpula de Foz do Iguaçu

08.12.10 - Caso a Argentina não solucione as barreiras ao trânsito de containeres com destino ou procedentes do Paraguai, parados em Buenos Aires, o Paraguai boicotará a cúpula semestral do Mercosul, marcada para os dias 16 e 17/12 em Foz do Iguaçu. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.