quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Lindeiros fazem assembleia sobre royalties de Itaipu

08.12.10 - Acontece amanhã (09), a partir das 10h00, na sede do Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu em Santa Helena, assembleia-geral da entidade, com o objetivo de debater, entre outros temas, a continuidade do pagamento dos royalties de Itaipu.

Imagem de arquivo

Instituídos como mecanismo de compensação aos municípios que tiveram terras inundadas para a formação do Lago de Itaipu (entre eles, Foz do Iguaçu), os royalties são calculados, em dólares, com base na energia produzida pelas 10 turbinas brasileiras da usina binacional.

No ano de 2023, no entanto, o Tratado de Itaipu, que completará seu 50º aniversário, passará por revisão. O temor dos prefeitos de 15 cidades paranaenses e uma de Mato Grosso do Sul (Mundo Novo) é que os royalties deixem de ser pagos aos municípios prejudicados pelo represamento do rio Paraná.

Na reunião de amanhã (09), o Conselho pretende reforçar a importância dos royalties para a economia local e encaminhar carta com as conclusões do encontro ao diretor brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, ao coordenador da equipe de transição do Governo Federal, Antonio Palocci, e lideranças parlamentares.

A cidade mais prejudicada pela formação do Lago de Itaipu foi Guaíra, que além de receber pequena compensação (proporcional à área alagada), perdeu sua maior riqueza natural e turística (Sete Quedas do Rio Paraná) e metade de sua população, afastada pela recessão econômica.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Para tucanos, Brasil faz “corpo mole” sobre Itaipu

06.12.10 - O Paraguai enviou a Brasília, na semana passada, uma comitiva encabeçada pelo vice-chanceler Jorge Lara Castro, com o objetivo de dialogar com as lideranças das principais bancadas do Congresso, em prol da aprovação do acordo sobre a usina de Itaipu. Mais...

Paraguai questiona impostos brasileiros sobre Itaipu

23.11.10 - O Paraguai apresentou reclamação ao STF na qual pede seu direito de integrar, na qualidade de interessado, as ações ajuizadas por prestadoras de serviço a Itaipu, que contestam a cobrança de tributos municipais de Foz do Iguaçu e estaduais do Paraná. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.