sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Litígio Cabañas x América vai à Corte Arbitral

17.12.10 - Afastado dos gramados desde janeiro, o atacante paraguaio Salvador Cabañas está recorrendo à Corte Arbitral do Esporte (CAS), com sede na Suíça, no processo em que mantém litígio trabalhista com o América, clube com o qual tem contrato até o final da próxima temporada.

Imagem: Última Hora (Arquivo)

Na primeira instância, tramitada junto à Federação Mexicana de Futebol (FMF), Cabañas foi derrotado em sua reivindicação pelo pagamento de salários atrasados. No entender da FMF, que baseou-se nas circunstâncias do atentado ocorrido em janeiro, o América não está obrigado a continuar pagando o jogador.

Tal interpretação está relacionada à legislação trabalhista do país, que aponta que em caso de acidentes ou outras fatalidades que não tenham relação direta com o ambiente trabalhista, a empresa não está obrigada a continuar remunerando o empregado durante o período de convalescença.

Na argumentação dos advogados de Cabañas, no entanto, o tiro recebido no banheiro de um bar da Cidade do México foi consequência indissociável da atuação profissional do jogador, uma vez que o atirador, torcedor do América, questionou-o pela falta de gols.

Outro ponto argumentado pela defesa de Cabañas é a existência de cláusulas de imagem que vinculam o jogador ao clube e torna-o parte da organização, dentro e fora das quatro linhas. A previsão é de que o processo na CAS tome em torno de três meses até chegar-se a uma sentença.

Na última quarta-feira (15), Salvador Cabañas viajou do Paraguai à Argentina para submeter-se a novos exames. Celso Fretes, neurocirurgião que acompanha sua reabilitação física e mental, declarou à imprensa que Cabañas está “quase autorizado” a retornar à prática esportiva.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Cabañas pode estar próximo de voltar ao futebol

16.12.10 - Salvador Cabañas, de volta ao futebol. A realização do sonho de milhões de torcedores pode estar mais próxima do que se imagina. Celso Fretes, neurocirurgião que acompanha o jogador, disse que Cabañas está “quase autorizado” a voltar aos gramados. Mais...

Ex-representante de Cabañas entrega-se à justiça

16.12.10 - Acusado de milionária fraude patrimonial contra Salvador Cabañas, José María González, ex-representante do jogador, apresentou-se à justiça nesta quarta-feira (15), após quase uma semana em que seu paradeiro esteve desconhecido. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.