quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Lugo confirma presença na posse de Dilma

22.12.10 - O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, virá ao Brasil em 01/01 para a posse de Dilma Rousseff como nova ocupante do Palácio do Planalto para o período 2011-2014. Foi o que confirmou, nesta terça-feira (21), o Ministério das Relações Exteriores do país vizinho.

Imagem: Presidência da República (Arquivo)

Em declarações reproduzidas pela agência pública IP Paraguay, Héctor Lacognata, titular da referida pasta, deixou entrever que além da agenda oficial, o Paraguai está negociando um encontro bilateral com a presidente brasileira, para debater temas como a aprovação do acordo de 2009 sobre a usina de Itaipu.

Atualmente, tal acordo, que prevê aumento na remuneração ao Paraguai pela energia cedida, compulsoriamente, ao sistema elétrico brasileiro, encontra-se em tramitação na Câmara dos Deputados, devendo passar, também, pela burocracia do Senado Federal.

Apesar de ser um ato protocolar por sua visita, poderia acontecer sim uma conversação informal entre Dilma Rousseff e o presidente da república, na qual poderia ser tratado o tema do acordo”, afirmou Lacognata, sem entrar em maiores detalhes.

O primeiro encontro oficial entre Lugo e Dilma deveria ter ocorrido na última quinta-feira (16), em Foz do Iguaçu, em agenda prévia à Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Países Associados. Como Dilma cancelou sua visita à fronteira, no entanto, Lugo dialogou apenas com o presidente Lula.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Em sua despedida, Lula beija careca de Lugo

18.12.10 - Mais além do blá-blá-blá político de sempre, a Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Países Associados, encerrada nesta sexta-feira (17), em Foz do Iguaçu, trouxe cenas engraçadas e declarações inusitadas dos mandatários participantes. Mais...

Em reunião com Lugo, Lula “tranquiliza” Paraguai

17.12.10 - Em atividade prévia à Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Países Associados, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Lugo reuniram-se nesta quinta-feira (16), em Foz do Iguaçu, para debater assuntos do relacionamento bilateral. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.