terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Mercosul: Paraguai define prioridades de gestão

21.12.10 - Ao participar da Cúpula de Chefes de Estado realizada em Foz do Iguaçu, o Paraguai recebeu, na última sexta-feira (17), a presidência semestral do Mercosul. Nesta segunda-feira (20), Héctor Lacognata, ministro das Relações Exteriores, anunciou as prioridades da gestão paraguaia.

Imagem: Presidência da República

Como era de se esperar, o tema da livre circulação de mercadorias, cuja violação, por parte da Argentina, quase levou o Paraguai a suspender sua participação na cúpula, ocupará espaço central na presidência rotativa que será ocupada por Fernando Lugo até o mês de junho de 2011.

Obviamente, este será um dos temas prioritários para o Paraguai durante sua presidência”, remarcou Lacognata, referindo-se à necessidade de que o Artigo 1º do Tratado de Asunción, que deu origem ao Mercosul, seja estritamente observado por todos os sócios.

No entender do governo paraguaio, ao não garantir a circulação de mercadorias paraguaias através da hidrovia do Prata, permitindo que um sindicato “boicotasse” as cargas que vinham ou seguiam para o país, o governo argentino foi omisso e não cumpriu com suas obrigações de sócio do Mercosul.

Lacognata rebateu, ainda, as críticas da imprensa paraguaia quanto à suposta omissão do tema na pauta da cúpula. “Não foi omitido, mas abordado de outra maneira. Eu, particularmente, creio que a posição paraguaia foi muito bem coberta e muito bem definida”, afirmou.

Talvez houvesse a expectativa de que o presidente reiterasse esta posição [durante seu discurso na plenária central da cúpula], mas a posição oficial está instalada. Os que criticam não podem desconhecer o acompanhamento feito pelo governo para a resolução do problema”, finalizou.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Em Foz, Paraguai assume presidência do Mercosul

18.12.10 - O presidente Fernando Lugo recebeu das mãos do brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira (17), em Foz do Iguaçu, a presidência semestral do Mercosul. Foi durante a 40ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Países Associados. Mais...

Imprensa critica postura “frouxa” de Fernando Lugo

18.12.10 - Decepcionante. Assim foi resumida, por grande parte da imprensa paraguaia, a participação do presidente Fernando Lugo durante a Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Países Associados, encerrada nesta sexta-feira (17) em Foz do Iguaçu. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.