sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Mercosul pode ter placa unificada para veículos

10.12.10 - Veículos brasileiros, paraguaios, argentinos e uruguaios, todos, com o mesmo modelo de placa. A adoção de uma placa comum para os quatro atuais membros do Mercosul será um dos temas debatidos na cúpula semestral do bloco, marcada para os dias 16 e 17/12 em Foz do Iguaçu.

Placa brasileira

De acordo com a Agência Brasil, o tema já foi aprovado no nível técnico e fará parte da pauta dos chefes de estado reunidos na Terra das Cataratas. Antonio Simões, subsecretário-geral para a América do Sul do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, falou sobre os objetivos da unificação.

"Queremos que as pessoas se sintam cidadãs de seu país, mas também do Mercosul, como na União Europeia", afirmou. A ideia é que as placas comecem a ser padronizadas, em dois anos, para caminhões, estendendo-se a ônibus, táxis, carros de turismo, carros de passeio e motocicletas.

A emissão de um modelo único de placa, com fundo amarelo, levaria, também, à unificação dos sistemas de registro automotor, algo que interessaria, especialmente, ao Brasil, cujo parque automotor, o maior da região, é alvo de quadrilhas especializadas no roubo e receptação de veículos.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

PRF de Foz lidera recuperação de veículos

09.12.10 - A delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Foz do Iguaçu, que fiscaliza as pontes e a BR-277, é a campeã brasileira em recuperação de veículos roubados ou furtados. No ano passado, foram 204 veículos, cifra que está prestes a ser superada. Mais...

Delegado paraguaio é acusado por receptação de automóvel

06.12.10 - O Ministério Público do Paraguai protocolou, na semana passada, sua acusação contra o delegado Juan Escurra Monzón, da Polícia Nacional do país, flagrado de posse de um veículo Peugeot 307 denunciado como roubado no Brasil. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.