sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Mercosul terá norma unificada para tv digital

31.12.10 - Com a adoção, pelo Uruguai, da norma nipo-brasileira (ISDB-T) de televisão digital, os quatro países do Mercosul terão o mesmo sistema de comunicação, em situação que favorece a integração e aumenta o mercado para a produção de equipamentos.

No Cone Sul, apenas o Uruguai havia declarado-se a favor da adoção do sistema europeu, situação revista pelo atual presidente, José Mujica. Luis Almagro, ministro das Relações Exteriores, disse que a nova decisão, em prol do padrão nipo-brasileiro, tem caráter eminentemente geopolítico.

Foi por razões eminentemente geopolíticas e para ser coerente com o discurso de integração, priorizando as relações bilaterais com Argentina, Brasil e o Mercosul”, afirmou.

No Paraguai, a adoção do sistema nipo-brasileiro foi confirmada em junho deste ano, mediante decreto presidencial. Entretanto, ainda não há canais de ar a operar com o padrão digital. Na América do Sul, apenas a Colômbia adotará o sistema europeu.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

TV Digital chega hoje a Foz do Iguaçu

07.12.10 - A RPC TV, afiliada da Rede Globo, dá início nesta terça-feira, em Foz do Iguaçu, às transmissões oficiais do sistema de TV Digital. No Paraná, a Terra das Cataratas é a quarta cidade a contar com o sistema, que já funciona em Curitiba, Londrina e Maringá. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.