quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Militar preso com cigarros é expulso da corporação

30.12.10 - O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, decretou nesta quarta-feira (29) a “baixa desonrosa” do coronel Lorenzo Benítez Liseras, militar paraguaio que, na Argentina, foi preso com um carregamento de cigarros contrabandeados e condenado a quatro anos de prisão.

O caso de Benítez Liseras teve início ainda durante o governo do colorado Nicanor Duarte Frutos (2003-08), quando o então presidente, informado sobre a condenação do militar e o cumprimento de pena mínima de dois anos no país vizinho, dispôs, em 2007, sua aposentadoria compulsória.

Em fevereiro de 2009, no entanto, Benítez Liseras foi absolvido no processo disciplinar ao qual foi submetido na Justiça Militar paraguaia e reincorporado ao serviço ativo pelo presidente Fernando Lugo, que, na ocasião, chegou a visitá-lo em sua residência familiar.

Novas investigações sobre o caso, porém, levaram o mandatário paraguaio (que acumula o cargo de comandante-em-chefe das Forças Armadas) a rever a reincorporação e determinar, nesta quarta-feira (29), a “baixa desonrosa” do coronel.

Outra medida polêmica adotada sob a supervisão de Lugo nesta quarta foi a destituição do delegado César Florentín Carrillo Zárate do cargo de subcomandante da Polícia Nacional. Para o lugar de Carrillo, foi escolhido o delegado Idalino Bianconi, apontado pela imprensa como “amigo” do presidente.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Governo paraguaio divulga novas fotos do EPP

29.12.10 - O governo do Paraguai divulgou, nesta terça-feira (28), novas fotografias descobertas em um dispositivo portátil e um notebook, mostrando imagens do cotidiano do grupo insurgente “Exército do Povo Paraguaio – EPP”, que atua no centro-norte do país. Mais...

Vice-presidente afirma que Lugo cairia em duas horas

29.12.10 - Preocupado com as ameaças feitas por supostos membros do grupo insurgente “Exército do Povo Paraguaio – EPP” e pelas mudanças ordenadas pelo presidente Lugo em sua segurança, o vice-presidente Federico Franco fez novas e polêmicas declarações. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.