sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Ministro compromete-se a evitar desalojamento

31.12.10 - Reunidos com o ministro paraguaio do Interior, Rafael Filizzola, agricultores de origem brasileira, residentes em Santa Rita e ameaçados de despejo por uma controvertida decisão judicial, obtiveram o compromisso de que não haverá desalojamento arbitrário no imóvel em litígio.

Imagem: Diário Vanguardia

O encontro entre Filizzola e os agricultores, que contou, também, com a presença de autoridades como o prefeito de Santa Rita, Concepción Rodríguez Arzamendia, é fruto direto do protesto realizado na última terça-feira (28), quando os produtores manifestaram-se e bloquearam o trânsito de veículos na Ruta VI.

O ministro do Interior nos prometeu que não permitirá que com resoluções judiciais ambíguas ou arranjadas, faça-se um desalojamento. Isso é tudo o que pedimos, porque aqui a contraparte sustenta-se em documentos muito duvidosos”, pontualizou Alfredo Romero, advogado presente na reunião.

O impasse, que afeta 67 famílias residentes no local há mais de três décadas e a própria prefeitura de Santa Rita, que adquiriu parte do imóvel para a instalação de um distrito industrial, teve início em 2009, com uma ação protocolada pelo militar aposentado Justo Alcides Silvero.

Em sua alegação, Silvero afirma ser o verdadeiro proprietário da área, exibindo, para tanto, escrituras e contrato de aquisição datado de outubro de 1996. Trata-se, pois, de mais um caso de “dupla titulação”, com a mesma terra tendo sido vendida, de maneira fraudulenta, a diferentes proprietários.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Brasiguaios fazem protesto em rodovia do Paraguai

29.12.10 - Agricultores de origem brasileira, ameaçados de despejo por conta de um litígio judicial em Santa Rita, a 70 quilômetros da Ponte da Amizade, organizaram nesta terça-feira (28) um protesto que levou ao bloqueio do trânsito na rodovia que corta a cidade. Mais...

Governador eleva tensão contra produtores brasileiros

27.12.10 - Situado na região centro-norte do Paraguai, o departamento (estado) de San Pedro é um dos mais pobres e tumultuados do país, com o registro de constantes enfrentamentos entre camponeses radicalizados e agricultores paraguaios e estrangeiros. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.