quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Ministro pede imposto à soja e à carne no Paraguai

09.12.10 - Preocupado com o rombo de 12% no orçamento estatal aprovado pelo Congresso, o ministro paraguaio da Fazenda, Dionisio Borda, solicitou ao senador Ramón Gómez Verlangieri, presidente da Comissão de Fazenda do Senado, a criação de dois novos impostos.

De acordo com o jornal ABC Color, trata-se da tarifação às exportações de soja e de carne, principais produtos agropecuários do país. Anteriormente, um projeto similar, apresentado pelo senador governista Sixto Pereira, foi retirado da pauta de votação.

Na ocasião, Pereira propôs tributo de 12% à exportação da soja, 5% ao trigo e 2,5% ao girassol, havendo possibilidade, ainda, de tarifação à carne bovina.

Representantes do setor privado são contra, alegando que, devido aos custos adicionais de transporte, provocados pela ausência de acesso direto a portos marítimos, um dos grandes fatores de competitividade da soja e da carne paraguaia é, justamente, a carga tributária menor que a dos vizinhos Brasil e Argentina.

Outro pedido de Borda ao senador Gómez foi a apresentação de um novo projeto de Imposto de Renda Pessoal (IRP), uma vez que o anterior teve sua entrada em vigor adiada pelos parlamentares para 2013, privando o Estado paraguaio de importante fonte de arrecadação.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Paraguai terá representante comercial em Curitiba

02.12.10 - De olho em ampliar o intercâmbio comercial entre empresas do Paraná e do Paraguai, a Rede de Investimentos e Exportações (REDIEX), mantida pelo governo paraguaio, anunciou que designará um representante permanente para a cidade de Curitiba. Mais...

Multinacionais da soja anunciam investimentos no Paraguai

17.11.10 - O Paraguai registrou, em 2010, a maior safra de soja da sua história, com cerca de 7,5 milhões de toneladas de grãos e elevados lucros no setor produtor. Para 2012, tais lucros podem ser ainda maiores, com o anúncio de que investimentos estão a caminho. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.