quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Missa de Caacupé mobiliza as atenções no Paraguai

09.12.10 - Cerca de um milhão de pessoas. Este é o cálculo da Polícia Nacional do Paraguai, sobre a quantidade de romeiros e fiéis católicos que peregrinaram a Caacupé, capital religiosa do país, para as festas em homenagem a Nossa Senhora de Caacupé.

Imagem: ABC Color

Nesta quarta-feira (08), feriado nacional do país, os olhos e ouvidos da opinião pública estiveram voltados à esplanada da Basílica de Caacupé, em celebração presidida pelo bispo Claudio Giménez e pelo cardeal Sean Patrick O'Malley, de Boston (Estados Unidos).

Em sua pregação, O'Malley enfocou questões como a diáspora dos emigrantes e o papel da Igreja Católica na superação das adversidades. Giménez, por sua vez, abordou temas da realidade local e fez duras críticas ao governo, cujo presidente, Fernando Lugo, esteve ausente por recomendação médica.

A insegurança social cresce e aumenta”, avaliou o bispo de Caacupé, atraindo ao governo parte da responsabilidade sobre o problema. “Não há trabalho e, por isso, proliferam os assaltos, os sequestros, as invasões de terra, os grupos armados, o narcotráfico”.

Algumas autoridades atuam de maneira complacente ou ambígua. Se continuamos assim, isso põe em risco a própria estabilidade do governo”, assegurou Giménez, intensamente aplaudido pela multidão aglomerada na esplanada do principal templo católico do Paraguai.

O bispo fez dura pregação, ainda, contra as tentativas de grupos civis em institucionalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. “Há uma decadência moral. Em nome da Igreja, peço que se faça a escolha entre a verdadeira família ou o suicídio moral”, conclamou.

Além de Caacupé, houve celebrações religiosas em inúmeras outras cidades do Paraguai. Em Ciudad del Este, a festa maior foi na Paróquia Nossa Senhora de Caacupé do bairro 23 de Octubre, com caravana e serenata em homenagem à santa padroeira do Paraguai.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Virgem de Caacupé será trazida a Foz do Iguaçu

25.11.10 - Imigrantes paraguaios residentes em Foz do Iguaçu terão, no próximo domingo (28), a oportunidade de venerar uma das imagens peregrinas de Nossa Senhora de Caacupé, padroeira do Paraguai. O destino é a Catedral São João Batista. Mais...

Contagem regressiva para a maior festa religiosa do Paraguai

22.11.10 - Com a missa de Dom Claudio Giménez, teve início neste domingo (21), a contagem regressiva para a maior festa religiosa do Paraguai. Até 08/12, milhares de católicos peregrinarão para homenagear a padroeira Nossa Senhora de Caacupé. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.