terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Movimento em alta no comércio da fronteira

21.12.10 - Faltando três dias para a tradicional troca de presentes da véspera de Natal, o movimento no comércio da região fronteiriça é intenso, situação visível, especialmente, na travessia das pontes da Amizade (Brasil / Paraguai) e Tancredo Neves (Brasil / Argentina).

Em declarações reproduzidas no portal da Rádio Cataratas, de Puerto Iguazú, Sergio Ríos, titular do Departamento de Migrações da Argentina, revelou que a quantidade de argentinos, brasileiros e outros estrangeiros que passam pela Ponte Tancredo Neves, tem aumentado em média 15% nos últimos dias.

Não por acaso, durante os picos de entrada ou saída, há registros de grandes congestionamentos na aduana argentina e, também, na cabeceira brasileira. No que vai do ano, mais de sete milhões de pessoas já passaram pela referida ponte, superando em quase um milhão a marca do ano anterior.

Já na Ponte da Amizade, onde a média diária gira em torno de 40 mil pessoas e 20 mil veículos, o movimento tem sido igualmente grande neste início de segunda quinzena, com destaque especial para o último sábado (18), que além do apelo da data, coincidiu com o término da operação militar na fronteira.

Apesar do bom movimento de turistas e consumidores residentes na própria região fronteiriça, há quem se queixe, em Ciudad del Este, da queda nas vendas a um dos públicos mais tradicionais do comércio fronteiriço: os sacoleiros, intimidados pelo aumento da fiscalização nas estradas do oeste paranaense.

Não por acaso, estabelecimentos que trabalham, essencialmente, com o público sacoleiro, analisam dar férias a seus empregados já a partir do próximo sábado (25), voltando às atividades normais apenas na segunda quinzena de janeiro.

Lojas que trabalham com a clientela turística, no entanto, preparam-se para a invasão de hóspedes nos hotéis de Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú, que organizam festas especiais para comemorar a virada do ano e registram ocupação quase completa nas semanas de Natal e Ano Novo.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Especial: RFB emite normativa sobre a Lei dos Sacoleiros

A Receita Federal do Brasil (RFB) publicou em Diário Oficial, na edição de quarta-feira (15), a Instrução Normativa RFB nº 1.098, que dispõe sobre aspectos práticos relacionados à Lei dos Sacoleiros (Lei nº 11.898/09), em vigor desde janeiro de 2009. Saiba mais. Mais...

Governador critica demora para aplicação do RTU

20.12.10 - Governador do departamento de Alto Paraná, cuja capital é Ciudad del Este, o colorado Nelson Aguinagalde criticou, em entrevista ao jornal La Nación, a demora do governo brasileiro para pôr em prática o regime de tributação criado pela Lei dos Sacoleiros. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.