sábado, 18 de dezembro de 2010

Operação militar chega ao fim na fronteira

18.12.10 - Com o término da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Países Associados, encerrada nesta sexta-feira (17), em Foz do Iguaçu, chegou ao fim, também, a “operação de guerra” que trouxe cerca de três mil militares e policiais à região fronteiriça.

Imagem: Exército Brasileiro (Arquivo)

O objetivo do reforço, que contou com 300 policiais federais, 300 policiais rodoviários federais, 800 policiais militares e 1.250 militares do Exército, Marinha, Aeronáutica e Força Nacional, era garantir a segurança das autoridades de 35 países que estiveram em Foz do Iguaçu para reuniões e assinaturas de acordos.

Durante os quatro dias da programação, que teve início na terça-feira (14), com a Cúpula Social, policiais e militares estiveram presentes nas ruas da Terra das Cataratas e nas principais vias de acesso à fronteira, resguardando, com especial atenção, o eixo entre o Aeroporto Internacional e a usina de Itaipu.

A vigilância foi intensa, também, nas águas do rio Paraná, do Lago de Itaipu e no espaço aéreo da Tríplice Fronteira, sobrevoado por helicópteros e caças da Força Aérea.

A mobilização “enxotou” traficantes, contrabandistas e, também, turistas que pretendiam cruzar a fronteira e, por medo de perder suas mercadorias nas barreiras de fiscalização, reduziram seu volume de compras ou, então, adiaram a viagem até o término da operação.

Não por acaso, neste sábado (18), o movimento de brasileiros que dirigem-se ao comércio de Ciudad del Este é intenso na região da Ponte da Amizade, que registra congestionamentos desde as primeiras horas do dia, já que trata-se do último fim de semana antes da tradicional troca de presentes natalinos.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Militares brasileiros sofrem acidente no rio Iguaçu

17.12.10 - Em incidente ocorrido no final da tarde de quarta-feira (15) e manejado com extremo hermetismo pelas forças militares brasileiras, uma lancha que patrulhava o rio Iguaçu virou e derrubou seus tripulantes na água. Um fuzil calibre 762 teria sido perdido. Mais...

Cúpula do Mercosul militariza região fronteiriça

16.12.10 - Tem início oficial nesta quinta-feira (16), em Foz do Iguaçu, a 40ª Cúpula do Mercosul e Países Associados, com a presença de 12 presidentes e comitivas de 35 países. Para dar “segurança” aos visitantes, a região está quase que totalmente militarizada. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.