quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Países do G-77 assinam acordo em Foz do Iguaçu

16.12.10 - Os quatro membros do Mercosul (Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai) e outros sete países em desenvolvimento assinaram nesta quarta-feira (15), em Foz do Iguaçu, um acordo para a redução de alíquotas de importação e incentivo ao comércio multilateral.

O acordo, definido na Rodada de São Paulo do Sistema Global de Preferências Comerciais entre Países em Desenvolvimento, conta com a adesão de Brasil, Argentina, Coreia do Sul, Cuba, Egito, Índia, Indonésia, Malásia, Marrocos, Paraguai e Uruguai, mercados que representam 27,5% da população mundial.

Pelo acordo, os signatários comprometem-se a oferecer benefícios de até 20% nas tarifas de importação para 70% dos produtos comercializados, com cada país podendo elaborar lista, de até 30%, com produtos ou setores que pretende proteger em sua indústria nacional.

No caso do Brasil, os itens excluídos do acordo e que não poderão entrar no país com preferências alfandegárias são os têxteis, eletrônicos, automóveis, bens de capital e produtos agrícolas.

A envergadura do acordo, que envolve países com 1,9 bilhão de habitantes e mercado estimado em US$ 5 trilhões, atraiu o interesse de outros países, como é o caso do México, que lamentou não poder ter ingressado neste primeiro momento e manifestou o desejo de continuar com as negociações.

A respeito, Héctor Timerman, ministro das Relações Exteriores da Argentina, afirmou que "a única condição para somar-se ao acordo é que o interessado seja um país em desenvolvimento e membro do G-77".

Paralelamente, o Mercosul negocia acordos comerciais com países como Palestina, Síria, Emirados Árabes Unidos e Austrália, tal como confirmado, nesta quarta-feira (15), pelo secretário-geral do Itamaraty e futuro ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Mercosul assinará acordo com sete países

14.12.10 - Um dos grandes destaque da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, que acontece nesta semana, em Foz do Iguaçu, é a assinatura de um acordo entre os quatro membros do bloco econômico e outros sete países da Ásia, da África e do Caribe. Mais...

Cúpula de Foz será despedida do presidente Lula

14.12.10 - A Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Países Associados, que começa na quinta (16) e vai até sexta-feira (17), em Foz do Iguaçu, marcará a despedida internacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a apresentação oficial de Dilma Rousseff. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.