sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Para ABC, Itaipu discrimina empresas paraguaias

10.12.10 - Na opinião do jornal ABC Color, ao contratar, de maneira direta, uma empresa de engenharia estabelecida no Brasil, Itaipu estaria discriminando empresas paraguaias nas obras da futura linha de 500 KV entre a hidrelétrica do rio Paraná e a região de Asunción.

Reprodução / ABC Color

A empresa em questão, citada pelo principal jornal paraguaio, é a Leme Engenharia Ltda, que desde 2009, teria sido beneficiada com dois contratos com a binacional, por valor superior a US$ 2,2 milhões, e estaria prestes a assinar um terceiro, cujo montante estaria ainda em definição.

Em sua denúncia, publicada nesta quinta-feira (09), o ABC Color questiona o proceder da binacional ao não convocar licitações quais empresas assentadas no país possam apresentar suas propostas.

Por sua vez, em denúncias anteriores, publicadas desde a semana passada, o jornal acusa Itaipu, ainda, de exigir modelos e marcas específicas, não existentes no mercado paraguaio, em suas licitações para a compra de insumos através da Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (lado paraguaio).

No tocante à linha de 500 KV, cujas verbas iniciais são desembolsadas por Itaipu (a totalidade será coberta pelo Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul), duas empresas paraguaias foram contratadas até o momento: o consórcio CIE (estudo de solo) e a firma Benito Roggio (terraplanagem).

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Lindeiros fazem assembleia sobre royalties de Itaipu

08.12.10 - Acontece amanhã (09), a partir das 10h00, na sede do Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu em Santa Helena, assembleia-geral da entidade, com o objetivo de debater, entre outros temas, a continuidade dos royalties de Itaipu. Mais...

Para tucanos, Brasil faz “corpo mole” sobre Itaipu

06.12.10 - O Paraguai enviou a Brasília, na semana passada, uma comitiva encabeçada pelo vice-chanceler Jorge Lara Castro, com o objetivo de dialogar com as lideranças das principais bancadas do Congresso, em prol da aprovação do acordo sobre a usina de Itaipu. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.