quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Para industriais, Paraguai mendiga energia ao Brasil

16.12.10 - Para a União Industrial Paraguaia (UIP), apesar das promessas do atual governo, o Paraguai continua a agir como antes, “mendigando” energia ao Brasil. Foi o que ponderou, na mensagem de fim de ano emitida pela entidade, o presidente Gustavo Volpe.

Imagem: ABC Color

Na opinião de Volpe, o fato de que o brasileiro Lula chegue ao final de seu mandato, sem cumprir com os compromissos assumidos por seu governo com o Paraguai quanto à usina de Itaipu, é uma bofetada aos discursos de independência e soberania energética pregados por Fernando Lugo.

A descarada atitude hipócrita do presidente que está encerrando o mandato no Brasil, Lula da Silva, foi para aproveitar-se da atitude local mendicante. Por isso, [Lula] fez promessas de cumprimento impossível”, avaliou Volpe, arrancando aplausos do público presente.

Na opinião do industrial, que avalia que as soluções adotadas pelo Paraguai para combater o drama dos apagões diários, são apenas provisórias, contar com maior disponibilidade de energia é fundamental para impulsionar o crescimento econômico do país e atrair os necessários investimentos externos.

Assinado em julho de 2009, o acordo entre os governos de Brasil e Paraguai, abordando, entre outros temas, a usina de Itaipu, continua “travado” no Congresso brasileiro, sem qualquer perspectiva de prazo para aprovação.

Representantes do governo brasileiro atribuem o “engavetamento” a barreiras impostas, na Câmara dos Deputados, pelas bancadas de oposição. Por sua vez, parlamentares do PSDB afirmam que a culpa é do governo, que estaria fazendo “corpo mole” para cumprir com os compromissos assumidos com o Paraguai.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Para ABC Color, Itaipu discrimina empresas paraguaias

10.12.10 - Na opinião do jornal ABC Color, ao contratar, de maneira direta, uma empresa de engenharia estabelecida no Brasil, Itaipu estaria discriminando empresas paraguaias nas obras da futura linha de 500 KV entre a hidrelétrica do rio Paraná e a região de Asunción. Mais...

Para tucanos, Brasil faz “corpo mole” sobre Itaipu

06.12.10 - O Paraguai enviou a Brasília, na semana passada, uma comitiva encabeçada pelo vice-chanceler Jorge Lara Castro, com o objetivo de dialogar com as lideranças das principais bancadas do Congresso, em prol da aprovação do acordo sobre a usina de Itaipu. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.