sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Para Lugo, negociações com Dilma serão mais difíceis

31.12.10 - Na opinião do presidente Fernando Lugo, as negociações paraguaias com o Brasil sobre a usina de Itaipu serão mais difíceis com Dilma Rousseff do que foram com Luiz Inácio Lula da Silva. Foi o que afirmou o ex-bispo, em conversa informal com jornalistas na última quarta-feira (29).

Imagem: Presidência da República

Para Lugo, embora na gestão que inicia-se neste sábado (01), o governo brasileiro tenha maior margem para a aprovação de projetos e acordos na Câmara dos Deputados e no Senado, Rousseff deve adotar “maior dureza” na condução da política energética.

Atualmente, o novo acordo bilateral sobre a usina de Itaipu, assinado em julho de 2009, encontra-se em tramitação na Câmara dos Deputados, devendo passar, ainda, pelo crivo do Senado antes de chegar às mãos da futura presidente.

Sobre a perspectiva de aprovação do acordo, Héctor Lacognata, chanceler paraguaio, disse crer que o novo governo honrará o compromisso assumido pelo presidente Lula e que ainda no primeiro semestre de 2011 a reversal que valida o documento seja finalmente aprovada pelo Congresso brasileiro.

Entre os principais entendimentos do texto, destaque para o aumento da remuneração brasileira ao Paraguai pela energia não utilizada pelo país vizinho e para a oferta brasileira de construção de uma nova linha de transmissão entre Itaipu e a região de Asunción.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Paraguaio compara Itaipu às Ilhas Malvinas

30.12.10 - Presidente da Comissão de Entidades Binacionais Hidrelétricas (CEBH) do governo paraguaio, o engenheiro Ricardo Canese comparou a questão da usina ao impasse entre Argentina e Reino Unido pelas Ilhas Malvinas e entre Chile e Bolívia pelo acesso ao mar. Mais...

Controladoria detecta ilegalidade em dívida de Itaipu

29.12.10 - Apelidada de “dívida espúria” por parte da imprensa paraguaia, uma das parcelas da bilionária dívida de Itaipu, no valor de US$ 4,2 bilhões, seria ilegal. É o que atesta uma análise documental feita pela Controladoria Geral da República, do Paraguai. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.