quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Para Lugo, Paraguai é um país “lento”

09.12.10 - “As mudanças são lentas, porque o Paraguai é um país lento”. Foi o que afirmou, em entrevista ao canal russo RT, o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, entrevistado pela jornalista Elena Rostova no programa “A Solas”, emitido em língua espanhola.

Para assistir à entrevista, na íntegra, clique aqui.

Na opinião de Lugo, as expectativas geradas em torno da mudança política representada por seu governo, que comanda o país após 61 anos consecutivos de predomínio colorado, são grandes porque as necessidades do país são igualmente gigantes.

O estado hoje não pode dar respostas às grandes demandas sociais esquecidas. As pessoas querem soluções rápidas, mas não somos messiânicos, não vamos dar respostas milagrosas. O que vamos fazer é colocar o cimento forte para que o Paraguai possa fortalecer sua democracia”, afirmou.

Questionado sobre sua tendência política, Lugo evitou comparações. “Alguns querem identificar-me com Chávez [Hugo Chávez, presidente da Venezuela]; outros, com a direita. Eu estou sempre no meio, como a boca do poncho”, ironizou.

A virtude está sempre no meio, e não nos extremos, e é a partir daí que buscamos ser um elemento aglutinador, para que o país olhe sempre em direção a uma mesma direção, na qual as grandes desigualdades possam ser encurtadas”, pontualizou.

Para Lugo, o caminho correto a seguir passa pela criação de um modelo paraguaio de desenvolvimento, que incorpore, por outro lado, iniciativas que vem dando certo nos demais países da região, como a informatização da rede escolar no Uruguai e as políticas de combate à pobreza no Brasil.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Adesão venezuelana volta à pauta no Paraguai

26.11.10 - O governo do Paraguai voltou a apresentar ao Congresso, nesta quinta-feira (25), o pedido de adesão da Venezuela ao Mercosul. Para tornar-se sócio, o país de Hugo Chávez depende, ainda, da aceitação do pedido por parte dos parlamentares paraguaios. Mais...

Paraguai ameaça boicotar cúpula de Foz do Iguaçu

08.12.10 - Caso a Argentina não solucione as barreiras ao trânsito de containeres com destino ou procedentes do Paraguai, parados em Buenos Aires, o Paraguai boicotará a cúpula semestral do Mercosul, marcada para os dias 16 e 17/12 em Foz do Iguaçu. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.