quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Paraguai ameaça boicotar cúpula de Foz do Iguaçu

08.12.10 - Caso a Argentina não solucione as barreiras ao trânsito de containeres com destino ou procedentes do Paraguai, parados na região de Buenos Aires, o Paraguai boicotará a cúpula semestral do Mercosul, marcada para os dias 16 e 17/12 em Foz do Iguaçu.

Imagem: IP Paraguay

Foi o que afirmou nesta terça-feira (07), após encontro com o embaixador argentino em Asunción, Rafael Romá, o ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Héctor Lacognata, que acusou o governo de Cristina Kirchner de violar o Artigo 1º do tratado que deu origem ao Mercosul.

Parece-nos que não estão dadas as condições para continuarmos aprofundando o processo de assinatura de documentos e acordos dentro do Mercosul, até que não esteja garantido o cumprimento do Artigo 1º do Tratado de Asunción [sobre a circulação interna de mercadorias]”, afirmou Lacognata.

Transmitimos ao embaixador Romá e aos embaixadores do Uruguai e do Brasil uma decisão do presidente da república, de que se este conflito não tiver uma definição favorável nesta semana, o Paraguai debaterá a conveniência de comparecer ou não à Cúpula do Mercosul”, ratificou.

Não se trata de um conflito bilateral de Estado a Estado, mas de um tema que afeta o processo de integração e os próprios fundamentos desse processo de integração. Por isso, dirigimos nossa postura ao bloco, que deve definir o caminho a seguir”, pontualizou Lacognata.

Números publicados pelo jornal ABC Color dão conta de que mais de sete mil containeres com destino ou provenientes do Paraguai estão parados nos portos argentinos, em função de um boicote convocado pelo Sindicato de Trabalhadores Marítimos Unidos (SOMU), da Argentina, no final de outubro.

A medida, segundo o SOMU, é para forçar as 38 empresas paraguaias que operam na hidrovia dos rios Paraná e Paraguai à assinatura de um contrato coletivo com seus funcionários, garantindo direitos trabalhistas similares aos dos trabalhadores argentinos.

Ante a possibilidade de que o episódio transforme-se em incidente internacional, a presidente Cristina Kirchner convocou, de emergência, líderes do SOMU e dos principais sindicatos argentinos para debater sobre o tema. Provisoriamente, uma “trégua” de 120 horas, até o dia 13, foi anunciada pelos sindicalistas.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Prefeita eleita de CDE cobrará aplicação do RTU

07.12.10 - Tão logo reassuma o cargo de prefeita de Ciudad del Este para um novo mandato de quatro anos, no próximo dia 20, a colorada Sandra McLeod de Zacarías insistirá junto às autoridades paraguaias e brasileiras pela aplicação da Lei dos Sacoleiros. Mais...

Cúpula do Mercosul trará reforço na fiscalização

06.12.10 - Marcada para os próximos dias 16 e 17, a Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Países-Associados, que trará a Foz do Iguaçu governantes de 12 países e delegações de outros 23, terá como consequência o reforço do patrulhamento fronteiriço. Mais...

2 comentários:

  1. Nesta sexta-feira (10), o texto acima foi reproduzido, com pequenas "modificações" , nos seguintes links:

    http://www.radioculturafoz.com.br/web/noticia.php?cod_noticia=2235&#paraguai-ameaca-boicotar-cupula-do-mercosul

    http://www.correiodolago.com.br/noticias.php?id=624016

    Estranha-nos que um veículo sério como a Rádio Cultura poste conteúdos sem verificar se são mesmo de autoria de um de seus repórteres, no caso, Julio Mocellin (basta copiar um pequeno trecho e usar o Google para descobrir).

    Os textos do Sopa (protegidos por licença do tipo CC) são livres para reprodução em quaisquer outros meios, sempre e quando seja feita citação à fonte.

    ResponderExcluir
  2. Problema solucionado. Na manhã deste sábado (11), acessamos o site da Rádio Cultura e constatamos que a fonte está, agora, corretamente atribuída.

    ResponderExcluir

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.