terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Paraguai ameaça “reação forte” em caso de boicote

28.12.10 - Ante os rumores de que sindicalistas argentinos estariam preparando, para fevereiro ou março, um novo boicote às cargas paraguaias que transitam pela hidrovia do Prata, Héctor Lacognata, chanceler paraguaio, fez um novo alerta ao governo argentino.

Imagem de arquivo

Nos meses de novembro e dezembro, estivadores do Sindicato dos Trabalhadores Marítimos Unidos da Argentina (SOMU) recusaram-se a manipular cargas procedentes ou com destino ao Paraguai, em suposta “solidariedade” às precárias condições trabalhistas dos colegas paraguaios que atuam na hidrovia.

Por conta do bloqueio, que levou o Paraguai a dar um ultimato à Argentina, ameaçando não participar da Cúpula Semestral do Mercosul, mercadorias ficaram encalhadas e o prejuízo aos importadores e exportadores paraguaios pode superar os US$ 250 milhões.

Em caso de qualquer ruptura do direito à livre navegação, isso será responsabilidade única, exclusiva e indelegável do governo argentino”, pontualizou Lacognata, anunciando que o Paraguai adotará “respostas enérgicas” que podem incluir, até mesmo, denúncia junto aos tribunais internacionais.

Paralelamente, o governo paraguaio estuda alternativas como o uso de portos na margem uruguaia do estuário do Prata, como forma de driblar a interferência dos sindicalistas argentinos, que contariam com o apoio de setores interessados em prejudicar as 38 companhias fluviais paraguaias que atuam na hidrovia.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Economia do Paraguai tem crescimento recorde em 2010

24.12.10 - Em nova revisão do índice que já era excelente, o Banco Central do Paraguai (BCP) elevou, na última quarta-feira (22), a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para o ano de 2010. O novo índice, calculado pelo BCP, é o maior da história. Mais...

Mercosul: Paraguai define prioridades de gestão

21.12.10 - Ao participar da Cúpula de Chefes de Estado realizada em Foz do Iguaçu, o Paraguai recebeu, na última sexta-feira (17), a presidência semestral do Mercosul. Héctor Lacognata, ministro das Relações Exteriores, anunciou as prioridades da gestão paraguaia. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.