sábado, 18 de dezembro de 2010

Paraguai, Bolívia e Uruguai planejam gasoduto

18.12.10 - Os presidentes de Paraguai, Bolívia e Uruguai reuniram-se, nesta sexta-feira (17), em mini-cúpula realizada após o encerramento oficial da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Países Associados. Entre as propostas em debate, a construção de um gasoduto.

Imagem: Presidência da República

O encontro entre Fernando Lugo, Evo Morales e José Mujica, realizado em Hernandarias, às margens do Lago de Itaipu, deu-se no âmbito do bloco URUPABOL, criado em 1963, tendo como nome a primeira sílaba de cada um de seus integrantes.

É uma iniciativa mais aberta e especial porque somos países pequenos, mas também com ideais amplos e grandes”, afirmou Lugo. “Bolívia e Paraguai, como países sem acesso ao mar, associam-se com o Uruguai”.

Um dos projetos mais ambiciosos do URUPABOL é a construção de um gasoduto com partida na Bolívia, passagem pelo Paraguai e chegada no Uruguai, fazendo escala na Argentina ou no Brasil. No encontro de ontem (17), os presidentes definiram a realização de estudos para definição do melhor traçado.

O Paraguai acertou com a Bolívia, ainda, a compra de gás, a partir de 2013, tendo como meio de transporte a hidrovia do rio Paraguai. Atualmente, todo o gás natural comprado pelo Paraguai, mesmo sendo boliviano, chega ao país através da Argentina.

Outro assunto debatido, também relacionado à energia, é a possibilidade de que o Paraguai venda, através do Brasil ou da Argentina, eletricidade ao Uruguai, que planeja, por sua vez, construir um novo porto, de águas profundas, que pode tornar-se o principal destino das exportações feitas através da hidrovia.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Paraguai, Uruguai e Bolívia discutem integração

17.12.10 - Os presidentes Fernando Lugo, José Mujica e Evo Morales devem reunir-se na tarde de hoje (17), em Foz do Iguaçu, para discutir temas de integração no âmbito do URUPABOL, bloco anterior ao Mercosul, formado por Uruguai, Paraguai e Bolívia. Mais...

Em Foz, Mercosul assina acordo com Cuba

17.12.10 - O Mercosul assinou com Cuba nesta quinta-feira (16), no primeiro dia de atividades oficiais da Cúpula de Foz do Iguaçu, um acordo para que o país caribenho participe das reuniões do bloco e possa intercambiar experiências e pontos de vista políticos. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.