segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Paraguai comprará aviões e tanques de guerra

20.12.10 - Apesar dos discursos contrários ao militarismo, o governo do Paraguai investirá, no ano de 2011, até US$ 234 milhões para a compra de equipamentos para renovar as Forças Armadas do país. A intenção é comprar aviões e blindados terrestres.

De acordo com o jornal La Nación, caso não haja nenhum corte no orçamento, o Exército do Paraguai pretende investir na compra de pelo menos 20 veículos blindados de combate, enquanto que, a Força Aérea, analisa comprar aviões de combate do tipo YAK-130, de fabricação russa.

Tal investimento, se modesto em comparação com as verbas desembolsadas por países como Brasil, Venezuela e Bolívia, representam um salto gigantesco em comparação com os orçamentos anteriores, com o Paraguai figurando como o país que menos investe em suas Forças Armadas na América do Sul.

O resultado da falta de investimentos é o sucateamento da frota, visível, especialmente, no inventário de aviões e helicópteros. Atualmente, estariam em condições de voar, em caso de eventualidade, pouco mais de seis aeronaves militares.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Cúpula do Mercosul militariza região fronteiriça

16.12.10 - Tem início oficial nesta quinta-feira (16), em Foz do Iguaçu, a 40ª Cúpula do Mercosul e Países Associados, com a presença de 12 presidentes e comitivas de 35 países. Para dar “segurança” aos visitantes, a região está quase que totalmente militarizada. Mais...

Cúpulas trazem “operação de guerra” à fronteira

14.12.10 - Tem início hoje (14), em Foz do Iguaçu, a programação das cúpulas social e de chefes de estado do Mercosul e países associados. Até a próxima sexta-feira (17), cerca de três mil policiais e militares reforçarão o patrulhamento da região fronteiriça. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.