quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Paraguai fará reivindicações durante a Cúpula

16.12.10 - O Paraguai assumirá em Foz do Iguaçu, nesta sexta-feira (17), a presidência semestral do Mercosul. Antes disso, porém, o país apresentará reivindicações quanto ao efetivo cumprimento do Tratado de Asunción e a aplicação de medidas integracionistas.

Imagem: Presidência da República

De acordo com o Diário Última Hora, a pauta a ser apresentada pelo governo paraguaio na reunião do Conselho do Mercado Comum (CMC) e no encontro dos presidentes, inclui, entre outros pontos, a necessidade de garantir o cumprimento do Artigo 1º do tratado que deu origem ao bloco econômico.

Tal artigo, violado pela Argentina no recente episódio que paralisou o trânsito de containeres paraguaios pela hidrovia do Prata, institui como obrigação dos países-membros a criação de condições para o livre trânsito de mercadorias nas fronteiras internas do Mercosul.

Outro tema a ser abordado pelo Paraguai é a integração energética, uma vez que o país é o único sulamericano a contar com excedentes em sua produção de eletricidade. Críticas à demora brasileira em aprovar os pontos mais importantes do novo acordo sobre a usina de Itaipu devem igualmente ser ouvidas.

A previsão é que o presidente Fernando Lugo chegue à região fronteiriça no final da manhã, decolando, da capital paraguaia, por volta das 11h00 (hora brasileira). Héctor Lacognata, ministro das Relações Exteriores, deve chegar um pouco antes, tendo partido de Asunción por volta das 08h00 (hora brasileira).

No meio da tarde, Lugo reúne-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua sucessora Dilma Rousseff, em encontro que antecede a Cúpula e terá caráter bilateral. À noite, participa das atividades oficiais do evento e, na sexta-feira (17), recebe de Lula a presidência semestral do Mercosul.

As principais atividades da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Países Associados acontecem na usina de Itaipu e no Hotel Bourbon. Por este motivo, transitar por avenidas como a Tancredo Neves, Juscelino Kubitschek e Cataratas, deve ser tarefa complicada enquanto durar o evento.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Cúpula de Foz será despedida do presidente Lula

14.12.10 - A Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Países Associados, que começa na quinta (16) e vai até sexta-feira (17), em Foz do Iguaçu, marcará a despedida internacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a apresentação oficial de Dilma Rousseff. Mais...

Impasse Paraguai / Argentina chega ao fim

14.12.10 - A ameaça paraguaia de não participar da Cúpula do Mercosul, em protesto às restrições sobre o trânsito de mercadorias no trecho argentino da hidrovia dos rios Paraná e Paraguai, surtiu efeito. Nesta segunda-feira, a Argentina informou a solução do problema. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.