quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Paraguai pedirá manutenção da alíquota zero

09.12.10 - Caso não suspenda sua participação na cúpula semestral, em função de problemas comerciais com a Argentina, o governo do Paraguai deve pedir, no evento que acontecerá em Foz do Iguaçu nos dias 16 e 17, a manutenção da alíquota zero que beneficia o setor produtivo do país.

De acordo com o Diário Última Hora, Gustavo Volpe, titular da União Industrial Paraguaia (UIP), reuniu-se com o ministro da Fazenda, Dionisio Borda, para reforçar a importância da alíquota zero para a importação de produtos utilizados como matéria-prima pela indústria local.

Tais insumos, importados, na maioria dos casos, do Sudeste Asiático, contam com um regime especial que garante a isenção, para 150 itens, até 2016. Paralelamente, uma segunda lista, composta por outros produtos e matérias-primas, precisa ser confirmada anualmente.

Para os industriais paraguaios, a manutenção dos regimes de alíquota zero até no mínimo 2013 é fundamental para permitir a competitividade da ainda incipiente indústria local. Brasil e Argentina, que contam com zonas francas industriais, como a de Manaus, também contam com regimes de isenção.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Paraguai ameaça boicotar cúpula de Foz do Iguaçu

08.12.10 - Caso a Argentina não solucione as barreiras ao trânsito de containeres com destino ou procedentes do Paraguai, parados em Buenos Aires, o Paraguai boicotará a cúpula semestral do Mercosul, marcada para os dias 16 e 17/12 em Foz do Iguaçu. Mais...

Prefeita eleita de CDE cobrará aplicação do RTU

07.12.10 - Tão logo reassuma o cargo de prefeita de Ciudad del Este para um novo mandato de quatro anos, no próximo dia 20, a colorada Sandra McLeod de Zacarías insistirá junto às autoridades paraguaias e brasileiras pela aplicação da Lei dos Sacoleiros. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.