quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Paraguai planeja retomar exportação de munições

23.12.10 - Com a reativação da antiga fábrica de munições pertencente à Direção de Material Bélico (DIMABEL) das Forças Armadas do Paraguai, na cidade de Piribebuy, o governo do país já prevê, até mesmo, a exportação dos projéteis fabricados no local.

Imagem: ABC Color

Nesta quarta-feira (22), a fábrica, que estava parada há mais de dez anos e opera, neste momento, em caráter experimental, foi visitada pelo presidente Fernando Lugo e por membros da hierarquia do governo, das Forças Armadas e da Polícia Nacional.

A estimativa é de que, até 2012, a linha de produção esteja completamente reativada e, até mesmo, ampliada, possibilitando o abastecimento total das corporações militares e policiais e a geração de excedentes destinados à exportação.

Todos os controles que pudemos observar nos levam a crer que serão fabricados projéteis de primeiro nível”, observou Lugo, satisfeito com a evolução verificada. “Já há pedidos de países da região”, confirmou.

O presidente paraguaio falou, também, sobre os planos de modernização da estrutura hierárquica e da frota de carros terrestres, tanques, embarcações e aeronaves à disposição dos militares paraguaios. “Durante 15 anos, não investiu-se nada”, lamentou.

Para 2011, o governo do Paraguai espera contar com até US$ 234 milhões para investimentos nas Forças Armadas do país, que apesar da quase nula probabilidade de conflitos externos, conta com desafios internos como o grupo insurgente “Exército do Povo Paraguaio – EPP” e a vigilância das porosas fronteiras.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Justiça Militar indicia suspeito de roubo de munição

21.12.10 - Acusados de envolvimento no suposto roubo de 12 mil projéteis do calibre 762, detectado no mês de novembro, na Direção de Serviço de Recrutamento e Mobilização, um major e um sargento foram formalmente acusados pela Justiça Militar do Paraguai. Mais...

Exército do Paraguai reativará fábrica de munições

04.12.10 - O Exército do Paraguai apresentou às autoridades civis e à imprensa, na última quinta-feira (02), seus planos de reativação da fábrica de munições na cidade de Piribebuy. Máquinas antes consideradas inservíveis estão sendo restauradas pelos militares. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.