quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Paraguai quer prevenir invasão de traficantes do RJ

01.12.10 - A Polícia Nacional do Paraguai está em alerta para prevenir a entrada, no território do país, de traficantes foragidos das favelas dos morros do Rio de Janeiro. Foi o que revelou, nesta terça-feira (30), Augusto Aníbal Lima, porta-voz da instituição policial na fronteira.

Em declarações reproduzidas pelo Diário Vanguardia, Lima confirmou a existência de contatos entre as autoridades policiais de Brasil e Paraguai e mencionou que, até o momento, nenhum pedido pontual foi formulado à polícia paraguaia pelo Comando Tripartite.

Tal comando, integrado pelas polícias de Brasil, Paraguai e Argentina na Tríplice Fronteira, tem reunião marcada, para o próximo dia 09, na cidade de Foz do Iguaçu. No mês de janeiro, a coordenação semestral do comando passará às mãos da Polícia Nacional do Paraguai.

Apesar dos esforços das autoridades paraguaias em evitar que mais traficantes brasileiros instalem-se no país (o narcotráfico no Paraguai é controlado, na maioria dos casos, por brasileiros foragidos), a vasta extensão da fronteira, em especial, com Mato Grosso do Sul, dificulta tais tentativas.

O temor de que brasileiros de alta periculosidade migrem para fora do Brasil foi expressado, também, pela Polícia Nacional da Bolívia, cujo subcomandante na região de Santa Cruz de la Sierra, Luis Lanchipa, deu declarações à imprensa brasileira afirmando estar atento para tal possibilidade.

Do lado de cá, secretários de segurança de todo o país reúnem-se hoje (01), em Brasília, para debater ações coordenadas de combate ao tráfico de drogas e armamentos.

Na avaliação do secretário paranaense de Segurança Pública, Aramis Linhares Serpa, os estados de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo, que fazem divisa com o Rio de Janeiro, seriam os refúgios naturais para os traficantes expulsos das favelas fluminenses.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Polícia teme migração de bandidos à fronteira

30.11.10 - A invasão policial em áreas controladas pelo narcotráfico nos morros do Rio de Janeiro, em operação que mobilizou a atenção da imprensa, pode provocar o êxodo massivo de criminosos foragidos. A fronteira com o Paraguai seria um dos principais destinos. Mais...

PF e Força Nacional montam cerco em Ponta Porã

30.11.10 - Tolerância zero. Esta é a recomendação dada aos policiais federais e militares da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), para a vistoria de cargas e veículos que circulam pela região de fronteira seca entre Ponta Porã (MS) e Pedro Juan Caballero. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.