sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Paraguai tem 3ª maior taxa de crescimento do mundo

31.12.10 - O Paraguai fechará o ano de 2010 com crescimento estimado de 14,5% em seu Produto Interno Bruto (PIB), taxa que, se confirmada, situará a economia do país no terceiro lugar mundial, atrás apenas do Catar (16%) e da Indonésia (15%).

O excepcional crescimento de 2010, maior desde que o PIB paraguaio começou a ser medido, na década de 1950, foi comemorado por representantes do setor agropecuário, principal mola propulsora das exportações. Em 2009, a retração do PIB, afetado pela crise internacional, foi de 3,9%.

Em declarações reproduzidas pelo jornal ABC Color, Luis Cubilla, assessor da Câmara Paraguaia de Exportadores de Cereais e Oleaginosas (CAPECO), destacou a safra recorde de 12,7 milhões de toneladas de grãos e a recuperação no preço internacional de produtos como a soja, o milho e o trigo.

Outro setor que rendeu bons frutos à economia paraguaia em 2010 foi a exportação de carne bovina, com o produto paraguaio ingressando em mercados exigentes como a União Europeia e sendo cotado a bons preços no comparativo com outros países exportadores.

Para 2011, o desafio do Paraguai é manter a tendência positiva e transformar o crescimento econômico em emprego e renda à população, que ainda não percebe os benefícios diretos da expansão verificada. Nas cidades de colonização brasiguaia, netamente agroexportadoras, a pujança é visível.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Economia do Paraguai tem crescimento recorde em 2010

24.12.10 - Em nova revisão do índice que já era excelente, o Banco Central do Paraguai (BCP) elevou, na última quarta-feira (22), a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para o ano de 2010. O novo índice, calculado pelo BCP, é o maior da história. Mais...

Índice de pobreza recuou 2,8% no Paraguai

28.12.10 - Sem alardes, a Direção Geral de Estatísticas, Pesquisas e Censos (DGEEC), do Paraguai, divulgou em sua página na internet, no último final de semana, resultados que têm como base o ano de 2009 e revelam que a pobreza total recuou 2,8%. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.