sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Paraguai, Uruguai e Bolívia discutem integração

17.12.10 - Os presidentes Fernando Lugo, José Mujica e Evo Morales devem reunir-se na tarde de hoje (17), em Foz do Iguaçu, para discutir temas de integração trinacional no âmbito do URUPABOL, bloco anterior ao Mercosul, formado por Uruguai, Paraguai e Bolívia.

Imagem: Presidência da República

De acordo com a agência pública IP Paraguay, o encontro está marcado para logo depois do encerramento oficial da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Países Associados e a pauta deve passar por temas como integração energética e acessibilidade fluvial.

Na América do Sul, os dois únicos países que não contam com acesso direto ao mar são Paraguai e Bolívia, motivo pelo qual, garantir o trânsito de embarcações pela hidrovia dos rios Paraná e Paraguai é visto como fundamental para dinamizar os processos de importação e exportação.

Paraguai, Uruguai e Bolívia devem discutir, ainda, projetos conjuntos para a construção de um gasoduto e de linhas de transmissão de energia que possibilitem a interconexão entre seus respectivos sistemas. Tais projetos dependeriam, porém, da participação de Brasil ou Argentina.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Suspeitas de manipulação de licitação da linha continuam

16.12.10 - O jornal ABC Color trouxe, nesta quinta-feira (15), novas suspeitas de que a licitação que definirá as empresas responsáveis pela construção da linha de 500 KV entre a usina de Itaipu e a região de Asunción estaria previamente “arranjada”. Mais...

Para industriais, Paraguai mendiga energia ao Brasil

16.12.10 - Para a União Industrial Paraguaia (UIP), apesar das promessas do atual governo, o Paraguai continua a agir como antes, “mendigando” energia ao Brasil. Foi o que ponderou, na mensagem de fim de ano emitida pela entidade, o presidente Gustavo Volpe. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.