segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Pesquisadores localizam ossadas de desaparecidos

27.12.10 - Pesquisadores que investigam crimes cometidos no Paraguai durante a ditadura do militar Alfredo Stroessner (1954-1989), localizaram na semana passada, no extremo-sul do país, duas ossadas que seriam de presos políticos assassinados pelo regime.

De acordo com o jornal ABC Color, a descoberta, confirmada pelo pesquisador Rogelio Goiburú, da Comissão de Verdade, Justiça e Reparação, ocorreu no município de Carlos Antonio López, departamento (estado) de Itapúa (cuja capital é a fronteiriça Encarnación).

No começo deste ano, já havíamos achado alguns ossos humanos na citada localidade. Os mesmos correspondem a presos políticos assassinados pelas forças de segurança do regime ditatorial na década de 1970. Chegamos a eles graças a testemunhos de moradores, que agora animam-se a falar”, relatou.

Entregamos os ossos que encontramos em Itapúa à Promotoria-Geral do Estado, representada pelo promotor-adjunto Marcos Alcaraz”, complementou Goiburú. Desde o início do ano, 17 ossadas de desaparecidos políticos já foram localizadas em diferentes partes do Paraguai.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Filho de Stroessner pode retornar ao Paraguai

10.12.10 - Exilado no Brasil desde 1989, o filho do ditador falecido Alfredo Stroessner, Gustavo, pode estar prestes a retornar ao Paraguai. Foi o que confirmou, nesta quinta-feira (09), o colorado Alfredo “Goli” Stroessner, sobrinho do exilado. Mais...

Ativista pede prisão para filho de ex-ditador

23.12.10 - Exilado no Brasil desde que, em 1989, o ditador Alfredo Stroessner foi defenestrado do poder, Gustavo Stroessner, filho do tirano, pode estar próximo a retornar ao Paraguai, graças à prescrição dos processos nos quais era acusado de corrupção. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.