quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

PF de Foz bate recorde de apreensões de entorpecentes

30.12.10 - A delegacia da Polícia Federal (PF) em Foz do Iguaçu reconquistou, em 2010, o título de delegacia que mais apreende entorpecentes em todo o Brasil. De janeiro até o início desta semana, foram quase 59 toneladas de drogas trazidas, principalmente, do Paraguai.

Imagem de arquivo / Polícia Federal

Uma das últimas apreensões ocorreu, precisamente, no mês de dezembro, com a localização de mais de 10 toneladas de maconha por agentes que patrulhavam o Lago de Itaipu entre os dias 18 e 20/12. A droga estava oculta em duas áreas de mata, situadas a menos de um quilômetro de distância uma da outra.

Em 2009, a liderança nacional das apreensões de entorpecentes (em sua maior parte, maconha) ficou com a delegacia da PF em Guaíra, que retirou de circulação cerca de 30 toneladas de drogas. No ano corrente, porém, foram apenas oito toneladas, denotando nova migração nas rotas do tráfico.

Já a Polícia Rodoviária Federal (PRF), por sua vez, apreendeu no Paraná, no que vai do ano, 52,2 toneladas de entorpecentes, contra 22,4 toneladas em 2009. As polícias estaduais (Civil e Militar) confiscaram, juntas, 32 toneladas de maconha e outras drogas ilícitas.

Os números finais das apreensões de drogas no Paraná ainda dependem de confirmação, uma vez que, nos casos de operações conjuntas, a mesma apreensão pode ser reportada e contabilizada por diferentes corporações.

No Paraguai, balanço divulgado pela Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) revela a apreensão de 128,9 toneladas de maconha, 1,4 tonelada de cocaína, 25 quilos de efedrina, 21 quilos de haxixe, quatro quilos de crack, 1,4 quilo de heroína e 143 comprimidos de ecstasy, além da destruição de 1.013 hectares de plantações de maconha.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Força Alfa divulga balanço de operações

28.12.10 - Criada para combater o uso da fronteira para atividades criminosas, a Força Alfa da Polícia Militar paranaense, com sede em Guaíra e atuação em toda a região do Lago de Itaipu, divulgou nesta segunda-feira (27) seu balanço de atividades em 2010. Mais...

PF de Guaíra divulga balanço de atividades

23.12.10 - A delegacia da Polícia Federal na cidade de Guaíra divulgou, nesta quarta-feira (22), seu balanço de atividades referente ao ano de 2010. Procedimentos como a Operação Sentinela, iniciada no mês de março, contribuíram para o aumento nas apreensões. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.