quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Polícia Turística emite recomendações a brasileiros

01.12.10 - Visando dar garantias aos turistas que visitam a fronteira neste final de ano e prevenir os casos de fraudes constantemente registrados no comércio de Ciudad del Este, a Polícia Turística do Paraguai emitiu um folheto com recomendações em português, espanhol e inglês.

No material, que pode ser obtido, gratuitamente, no escritório da Polícia Turística na cabeceira paraguaia da Ponte da Amizade, constam importantes conselhos que podem ser conferidos, na íntegra, na transcrição reproduzida abaixo:

A DIVISÃO DE SEGURANÇA TURÍSTICA RECOMENDA:

1 - Verifique e teste seus produtos ao sair das lojas, shopping, galerias e ao entrar no hotel, exija notas fiscais, e a garantia do artigo. No caso de ser vítima de fraude denuncie o caso na Divisão de Segurança Turística.

2 - Na área comercial, no caso de ser vítima de fraude por comerciantes e de suborno de funcionários públicos, da Polícia de Trânsito, da Migração, da Polícia Nacional, denuncie na Divisão de Segurança Turística.

3 - Guarde seu dinheiro e passaporte no cofre do hotel, fazendo uma lista dos mesmos, deixando em envelope e fechado na gerência.

4 - Vigie seus pertences, bolsas, carteiras, câmeras, especialmente em passeios, na via pública e nos ônibus.

5 - Contrate seus transportes como táxi, Kombi e mototáxi no hotel e nos lugares que visitar e nos stands dos aeroportos.

6 - Troque seu dinheiro em bancos ou casas de câmbio. Evite sempre ofertas tentadoras por parte de pessoas desconhecidas que possam prejudicá-lo. Leve com você só o dinheiro necessário.

7 - Use táxi, Kombi e mototáxi autorizados, com distintivos de identificação claramente visíveis. Jamais utilize automóveis particulares e sem identificação, por mais que ofereçam tarifas inferiores aos serviços regulares de táxis. Também não utilize os transportes alternativos fora dos pontos oficiais, no trajeto a seu destino.

8 - Ao usar táxi, Kombi e mototáxi, informe-se previamente quanto ao valor do serviço e a distância a percorrer.

9 - Evite usar joias de valor e enfeites que chamem a atenção quando sair sozinho, evite o transporte de grandes quantias em dinheiro.

10 - Estacione em lugares controlados preferencialmente, utilize o cinto de segurança, no caminho tenha a luz acesa, não pague multas ou propinas no trajeto da viagem.

11 - Se precisar de proteção, informação ou ajuda policial, faça contato com as unidades de operação da Divisão de Segurança Turística (ver telefones abaixo), que dispõe de agentes que falam seu mesmo idioma. A Divisão de Segurança Turística de Ciudad Del Este – Paraguai está à disposição.

Situada na cabeceira paraguaia da Ponte da Amizade, a Polícia Turística pode ser contatada através do fone (595) (61) 502.715 (para ligar de Foz do Iguaçu, disque apenas 561 502.715) ou pelo e-mail coordinacion@policiadeturismo.com.py. O site é o http://www.policiadeturismo.com.py/.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Turismo de Itaipu não aceitará moeda estrangeira

27.11.10 - Segundo atrativo mais visitado de uma região onde a circulação simultânea de várias moedas (real, peso, guarani e dólar) é tida como corriqueira, a usina de Itaipu passará, a partir de 24/12, a aceitar apenas reais nas bilheterias de seu Complexo Turístico. Mais...

Paraguai quer atrair turistas que visitam a fronteira

17.11.10 - Embora mais de 90% dos turistas estejam interessados, apenas, nos bons preços do comércio de Ciudad del Este, o Paraguai oferece muito mais do que compras e almeja, com a divulgação correta, atrair interessados em conhecer seus principais atrativos. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.