sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Prefeito de Foz pede maior atenção à fronteira

17.12.10 - Em sua intervenção na VII Reunião Plenária de Governadores e Prefeitos do Mercosul, realizada nesta quinta-feira (16), em Foz do Iguaçu, o prefeito municipal da Terra das Cataratas, Paulo Mac Donald Ghisi, cobrou maior atenção dos governos às cidades de fronteira.

Imagem: Agência Municipal de Notícias (AMN)

Durante o evento, que contou com a participação do subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Olavo Noleto, Mac Donald questionou a contradição entre os discursos de integração e as barreiras para transitar de um lado a outro da fronteira.

É uma tragédia essa situação. Estampa claramente nosso subdesenvolvimento. [ao passar pelas pontes] Parece que fizemos algo de errado, uns desconfiando dos outros”, avaliou o prefeito, comentando, também, sobre a necessidade de integração na área da saúde pública.

Ciudad del Este não tem um centro de hemodiálise. Seus pacientes têm de se deslocar até Asunción, distante mais de 300 quilômetros. Poderiam utilizar nossos hospitais e clínicas”, exemplificou.

As ponderações do prefeito iguaçuense foram amplificadas pelo governador Orlando Pessuti, que avaliou que “não tem mais sentido todo este conjunto de barreiras alfandegárias, diferenciações fiscais e tributárias e a dificuldade burocrática existente para se deslocar de um país ao outro”.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Cúpula do Mercosul militariza região fronteiriça

16.12.10 - Tem início oficial nesta quinta-feira (16), em Foz do Iguaçu, a 40ª Cúpula do Mercosul e Países Associados, com a presença de 12 presidentes e comitivas de 35 países. Para dar “segurança” aos visitantes, a região está quase que totalmente militarizada. Mais...

Paraguai fará reivindicações durante a Cúpula

16.12.10 - O Paraguai assumirá em Foz do Iguaçu, nesta sexta-feira (17), a presidência semestral do Mercosul. Antes disso, porém, o país apresentará reivindicações quanto ao efetivo cumprimento do Tratado de Asunción e a aplicação de medidas integracionistas. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.