quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Prefeitura de CDE intervém Polícia de Trânsito

15.12.10 - Pressionado pela opinião pública, o prefeito interino de Ciudad del Este, Miguel Ángel Coronel, determinou na última segunda-feira (13) intervenção à Polícia Municipal de Trânsito (PMT), no caso em que agentes da corporação são acusados de cobrar propina a motoristas brasileiros.

Imagem: Diário CDE

A intervenção tem como base a reportagem veiculada, na semana passada, pela Rede Globo, na qual policiais que controlam o trânsito nas proximidades da Ponte da Amizade foram flagrados “fabricando” congestionamentos artificiais e articulando o esquema conhecido como “fura-fila”.

Pelo referido esquema, que conta com a participação de menores e adultos que atuam como “secretários” para o recebimento de propina, vias paralelas à Ruta Internacional são bloqueadas ao trânsito comum e utilizadas como “atalhos”, para chegar mais rápido à ponte, por motoristas que pagam propina para usá-las.

Em declarações reproduzidas pelo Diário Última Hora, Coronel afirmou que os envolvidos no esquema, que danifica a imagem da cidade, serão devidamente castigados. “Eles terão o castigo merecido, pois isso prejudicou a imagem da cidade. Vamos tomar as medidas, seja contra quem seja”, assegurou o prefeito.

A intervenção na PMT, pelo prazo de 30 dias, estará a cargo do assessor jurídico da prefeitura local, Braulio Duarte, que determinou o afastamento de dois dos agentes que aparecem nas imagens do canal brasileiro e de outros quatro policiais supostamente envolvidos.

Segundo Duarte, os suspeitos, postos à disposição do Departamento de Recursos Humanos, responderão a processo administrativo e penal, este último, sob responsabilidade do Ministério Público do Paraguai.

Nós já vinhamos fazendo um acompanhamento, já estávamos analisando nomes. É uma vergonha que isso aconteça. Agora, que os envolvidos atenham-se às consequências de seus atos. Tolerância zero à corrupção”, anunciou Duarte, prometendo “mão-dura” contra os agentes corruptos.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Advogado denuncia policiais corruptos de CDE

13.12.10 - Na esteira da matéria exibida, na semana passada, pela Rede Globo, mostrando o esquema do “fura-fila” em Ciudad del Este, o advogado Adán Acosta Mereles apresentou, na última sexta-feira, denúncia judicial contra a Polícia Municipal de Trânsito (PMT). Mais...

Rede Globo mostra corrupção no trânsito de CDE

10.12.10 - Velho conhecido dos moradores da fronteira e dos leitores do Sopa, o esquema do “fura-fila”, praticado por agentes da Polícia Municipal de Trânsito (PMT), de Ciudad del Este, foi retratado nesta quinta-feira (09) em matéria exibida em rede nacional. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.