segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Programe-se: quarta-feira é feriado no Paraguai

06.12.10 - Se sua intenção é ir às compras no Paraguai na quarta-feira (08), reagende-se. Como o país não resume-se apenas a um punhado de quadras comerciais ao redor da Ponte da Amizade, 08/12 é o dia em que mais de seis milhões de paraguaios prestam homenagem a Nossa Senhora de Caacupé.

Imagem: ABC Color

Apesar do tradicional desrespeito por parte de comerciantes estrangeiros (árabes, asiáticos e brasileiros), donos de lojas nos shoppings próximos à fronteira, 08/12 é feriado nacional no Paraguai e, por lei, estabelecimentos comerciais não devem abrir suas portas (sujeito a multa).

O dia de Nossa Senhora de Caacupé é, antes de mais nada, a data em que os católicos paraguaios expressam sua singular religiosidade, com multidões de fiéis lotando a esplanada em frente à basílica da capital religiosa do país ou acompanhando as celebrações através do rádio ou da televisão.

A comoção popular gerada pela data é tamanha que, já a partir de amanhã (07), algumas das estradas de acesso a Caacupé, a 54 quilômetros de Asunción, estarão bloqueadas ao trânsito de veículos para que peregrinos a pé desloquem-se com maior comodidade e sem riscos de atropelamento.

Outra medida adotada é a liberação dos horários e frequências dos ônibus que servem a “Vila Serrana”, como forma de garantir que os cerca de 35 mil fiéis que devem partir apenas de Asunción e região metropolitana, possam chegar a Caacupé sem mais inconvenientes.

Da região de Ciudad del Este, que contará com celebrações alternativas para contemplar os fiéis que não poderão estar presentes na capital religiosa do país, estima-se que pelo menos cinco mil pessoas visitem a basílica de Caacupé (visitada pelo Papa João Paulo II, em 1988) entre amanhã e quarta-feira.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Polícia Turística emite recomendações a brasileiros

01.12.10 - Visando dar garantias aos turistas que visitam a fronteira neste final de ano e prevenir os casos de fraudes constantemente registrados no comércio de Ciudad del Este, a Polícia Turística do Paraguai emitiu um folheto com recomendações em português. Mais...

Paraguai inicia agenda oficial do bicentenário

30.11.10 - Em programação prejudicada pela chuva que caiu sobre a cidade de Asunción, teve início na noite desta segunda-feira (29), nos jardins do Palácio de López, a agenda oficial dos festejos pelos 200 anos da independência do Paraguai em relação à Espanha. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.