terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Refúgio de governador gera atrito com a Bolívia

28.12.10 - Destituído do cargo de governador de Tarija sob alegações de desvios de verbas e corrupção, o líder opositor boliviano Mario Cossío encontra-se no Paraguai, desde a semana passada, com o intuito de pleitear o status de refugiado político.

Imagem: Ahora Bolívia

Em sua versão, amplamente repercutida pela imprensa paraguaia, Cossío afirma ser vítima de perseguição política encabeçada pelo governo de Evo Morales e reivindica, para tanto, asilo político no Paraguai. O pedido será analisado, no prazo máximo de 90 dias, pela Comissão Nacional de Refugiados.

Descontente com a fuga do governador, o governo boliviano anunciou, através de sua ministra da Transparência, Nardy Suxo, que solicitará ao Paraguai a recusa ao asilo e a extradição de Cossío para que seja julgado pelos tribunais do país.

Números divulgados pelo jornal ABC Color dão conta de que somente em 2010, oito líderes políticos da oposição ao governo de Morales já foram acusados por delitos diversos e encontram-se em problemas com a justiça local, suspeita de atuar conforme a vontade dos governantes de turno.

As relações entre Paraguai e Bolívia (que entraram em guerra entre os anos de 1932 e 1935) são consideradas, atualmente, como cordiais e positivas, havendo inúmeros projetos de cooperação em marcha. Para o Partido Popular Tekojoja (da base de apoio a Fernando Lugo), no entanto, a concessão de asilo político a Cossío pode modificar este panorama.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Evo Morales deixa chanceler paraguaio em saia-justa

20.12.10 - O presidente da Bolívia, Evo Morales, deixou o chanceler paraguaio, Héctor Lacognata, em uma tremenda saia-justa. Ao falar sobre as propriedades medicinais da folha de coca, Morales afirmou que Lacognata usa a erva para tratar-se. Mais...

Paraguai, Bolívia e Uruguai planejam gasoduto

18.12.10 - Os presidentes de Paraguai, Bolívia e Uruguai reuniram-se, nesta sexta-feira (17), em mini-cúpula realizada após o encerramento oficial da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul. Entre as propostas em debate, a construção de um gasoduto. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.