terça-feira, 14 de dezembro de 2010

RFB divulga balanço oficial da Operação Amizade

14.12.10 - A delegacia da Receita Federal do Brasil (RFB) em Foz do Iguaçu divulgou nesta segunda-feira (13) o balanço da “Operação Amizade”, realizada entre a manhã de quinta (09) e a noite de sexta-feira (10), com o objetivo de combater os chamados “crimes fronteiriços”.

De acordo com o balanço, a operação, inédita por integrar, em um mesmo trabalho, instituições do Brasil e do Paraguai, resultou na apreensão, entre Foz do Iguaçu e Guaíra, de R$ 287.320,00 em veículos e mercadorias. No lado paraguaio, foram confiscados 15 volumes de mercadorias e houve duas prisões.

Participaram da operação, pelo Brasil, a RFB, a Polícia Federal (PF), a Marinha e a Polícia Militar paranaense. Do lado paraguaio, as instituições envolvidas foram a Direção Nacional das Aduanas (DNA), a a Polícia Nacional e a Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD).

Apesar do teórico reforço na fiscalização, com a participação de cerca de 250 agentes, a operação não conseguiu, no entanto, impedir cenas como o “rapel de muamba” em plena Ponte da Amizade e o uso de portos clandestinos na barranca do rio Paraná e nas margens do Lago de Itaipu.

Sobre o baixo volume de apreensões (11 veículos e 274 volumes de mercadorias como pneus, eletrônicos e itens de bazar), a RFB justificou argumentando que o objetivo primordial era “demonstrar a sintonia e a integração de ambos governos no combate e na repressão aos ilícitos aduaneiros”.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Imprensa paraguaia destaca “fiasco” da Operação Amizade

13.12.10 - Iniciada na última quinta-feira (09), com duração de 48 horas, a Operação Amizade, anunciada pela Receita Federal do Brasil (RFB), com a inédita participação de autoridades e instituições paraguaias, foi um “fiasco”. É o que afirma a imprensa do país vizinho. Mais...

Vídeo mostra “rapel de muamba” na Ponte da Amizade

11.12.10 - Colocando em ridículo as forças de Brasil e Paraguai unidas na “Operação Amizade”, contrabandistas da região fronteiriça foram filmados, por um cinegrafista amador, praticando o famoso “rapel de muamba” na Ponte da Amizade, a metros da aduana. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.