quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Rio Paraná atinge marca histórica em Encarnación

15.12.10 - As chuvas das últimas semanas na bacia do rio Paraná, aliada à abertura das comportas de usinas como a de Itaipu, está fazendo com que o rio fronteiriço alcance o patamar mais alto da história na cidade de Encarnación, afetada pela formação do lago artificial da hidrelétrica de Yacyretá.

Imagem: Yacyretá / Divulgação

De acordo com o Diário Última Hora, na capital do departamento (estado) de Itapúa, a lâmina de água do rio Paraná já encontra-se a 82,3 metros acima do nível do mar, 70 centímetros abaixo do nível final do reservatório de Yacyretá, projetado para 2011.

O principal problema, neste sentido, é que a usina que pertence, em condomínio, aos governos de Paraguai e Argentina, ainda não cumpriu com todas as obras de mitigação de impactos e construção de diques laterais, o que faz com que moradores de áreas habitadas sejam prejudicados.

Estamos superando os 82 metros sobre o nível do mar e a cidade de Encarnación não está preparada. É um conjunto de coisas que não chegaram a ser completadas”, lamentou Victoriano Vázquez, diretor de Salubridade, Higiene e Meio Ambiente da prefeitura local, responsabilizando Yacyretá pelos inconvenientes.

A título de comparação, em 2009, o rio Paraná estava, no eixo Encarnación / Posadas, a 78,5 metros acima do nível do mar, sendo elevado, após obras de defesa costeira, a 81,5. A marca de 82,3 metros, que poderia ser aliviada com a abertura das comportas de Yacyretá, deveria ser atingida, apenas, em 2011.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Tornado provoca estragos na região sul do Paraguai

13.12.10 - O mau tempo do último sábado (11), que trouxe alagamentos e inúmeros transtornos aos moradores da fronteira, deixou rastros de destruição em sua passagem pelo sul do Paraguai, com a formação de um tornado que afetou três localidades. Mais...

Nuvens negras assustaram moradores de CDE

09.12.10 - A aparição de nuvens negras e em baixa altitude, sobre o céu de Ciudad del Este, na tarde da última terça-feira (07), chamou a atenção moradores da região fronteiriça, que temiam pela formação de um tornado. Felizmente, tudo não passou de um susto. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.